No último domingo (23), chegou ao fim o Festival de Quadrilhas Juninas do Mossoró Cidade Junina 2024. Após a apresentação de todas as quadrilhas participantes, foi anunciada na madrugada de segunda-feira (24), a grande vencedora da categoria Interestadual Estilizado.
Quadrilheiros de diversas cidades do Nordeste competiram no tradicional concurso, que contou com a participação de grupos dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. A quadrilha “Ceará Junino”, de Fortaleza, foi a grande campeã, conquistando a maior pontuação no somatório das notas atribuídas pelos jurados. O grupo foi premiado com um troféu de primeiro lugar e um prêmio em dinheiro.
Durante quase 30 dias, mais de 70 grupos de municípios do Rio Grande do Norte e de estados nordestinos animaram a Arena Deodete Dias com suas performances cheias de cor, brilho e histórias contadas através da dança.
A quadrilha “Ceará Junino” abordou o tema “Rei do Sertão – Herói do Nordeste”, homenageando o jumento, um dos animais mais emblemáticos da região. A apresentação foi aclamada pelo público, garantindo à quadrilha não apenas o primeiro lugar na categoria interestadual estilizado, mas também todos os prêmios especiais do festival, incluindo melhor casal de noivos, melhor rei, melhor rainha e melhor marcador.
Para Alberta Ferreira, rainha da quadrilha, 2024 foi um ano especialmente significativo, pois estreou como majestade e já conquistou todos esses prêmios. Em suas palavras: “Nossa, é muito gratificante, demais, demais, demais. E só gratidão mesmo pelo apoio, principalmente do meu grupo, né? Pelo público que se fez presente, que me aplaudiu, que gostou e dentro de mim só gratidão. Atingi a nota máxima do festival. É, marquei. Muito, muito obrigado.”
Roberto Severiano, presidente da quadrilha “Ceará Junino”, expressou sua emoção pelo título de octacampeão do Mossoró Cidade Junina 2024. “É difícil segurar a emoção, porque é uma luta muito grande, a gente trabalha durante seis meses, a gente trabalha para todos os festivais, mas esse aqui é especial, a gente prepara, a Ceará Junino, para esse festival de Mossoró”.
Segundo ele, o apoio do público foi fundamental para o sucesso da Ceará Junino, que este ano resgatou seu DNA vitorioso e se consagrou levando todos os prêmios. “A gente estava numa pegada um pouco diferente daquilo que a gente costumava fazer e resolvemos esse ano voltar para aquilo que sempre foi a Ceará Junino, uma quadrilha vitoriosa e a gente percebeu que nós estávamos no certo. Olha a prova disso”, destacou Roberto.
Abaixo, confira os vencedores do concurso:
1º lugar – “Ceará Junino”, de Fortaleza (CE)
2º lugar – “Filhos do Sertão”, de Fortaleza (CE)
3º lugar – “Junina Lumiar”, de Recife (PE)
4º lugar – “Arraial Coração Nordestino”, de São Gonçalo do Amarante (RN)
5º lugar – “Nação Nordestina”, de Juazeiro do Norte (CE)
6º lugar – “Filhos do Sol”, de Caucaia (CE)
Você precisa fazer login para comentar.