O audiovisual mossoroense ultrapassou as fronteiras da cidade e alcançou outros países, chegando à Europa. Os cineastas Plínio Sá e Luiza Gurgel participam até o dia 09 de maio do Mastercard Off Câmera Festival, na Cracóvia, Polônia. O evento é um dos maiores festivais internacionais de cinema independente da Europa.
De acordo com Plínio, tudo começou no ano de 2019, quando ele pensou em inscrever um filme para o Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC), no RN. Juntamente com Luiza Gurgel, eles pediram um equipamento de um amigo emprestado, pois na época não tinham máquinas de audiovisual próprias, pensaram um roteiro e se puseram a gravar.
Todo ano o FINC seleciona um tema para os filmes inscritos. Na época, o tema era “bons ventos” e, a partir disto, Plinio e Luiza fizeram a obra “Quando o Vento Passar”. O filme retrata um artista plástico que pinta suas telas através da sensibilidade que o vento lhe causa. O filme conquistou 1º lugar do festival potiguar, sendo o grande vencedor do FINC daquele ano, e a premiação eram as credenciais para participar do Mastercard Off Câmera na Polônia, além da exibição do filme no festival.
A ideia era que Plínio juntamente com Luiza, que ajudou nas filmagens, fossem para o evento no ano seguinte, em 2020, mas a pandemia da COVID-19 atrapalhou os planos, levando o prêmio e a viagem a serem adiados.
Em 2021, o Off Câmera não veio a acontecer e em 2022, a guerra da Rússia com a Ucrânia fez com que a viagem fosse adiada novamente, uma vez que a Polônia é fronteira com a Ucrânia. Por isso a participação dos mossoroenses só aconteceu na edição deste ano do festival.
“Eu estava muito ansioso por esse momento. A expectativa era grande desde quando eu ganhei o prêmio. Chegar aqui, num país como esse, numa cultura tão diferente da nossa, trazendo a nossa história, representando o nosso país, e ainda mais a cultural local, com o filme que eu trouxe, produzido todo em Mossoró, me deixa muito orgulho e feliz”, comenta Plínio Sá.
Além da exibição de “Quando o Vento Passar”, mais um filme foi selecionado entre os 10 melhores na edição do Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa do ano passado, só que dessa vez dirigido por Luiza Gurgel. O ranking permitiu que o curta-metragem “Calungueiro” também fosse exibido no Mastercard Off Câmera 2023, ao lado de outras nove obras de todo o Brasil que passaram pelo FINC.
“É uma emoção tão grande estar aqui! Não só por vivenciar uma cultura tão rica, como a da Cracóvia, mas, sobretudo, por saber que a nossa arte, os nossos filmes estão sendo assistidos por pessoas do mundo todo, aqui na Polônia. É realmente uma experiência única e vai ficar na memória para sempre!”, explica Luiza Gurgel, artista.
Durante o Off Câmera, os artistas mossoroenses participam de oficinas, bate-papos, intercâmbios, jantares internacionais, noites de gala, mostras de filmes em diversos pontos da cidade, além de trocas com diretores, atores, atrizes e cineastas de diversos países, como os atores John Malkovich e Jesse Eisenberg, entre outros.
Além de Plínio Sá e Luiza Gurgel, também participa da 16º edição do festival, o produtor audiovisual de Maceió, Caio Sibaldo, vencedor do FINC 2022.
Você precisa fazer login para comentar.