Tem início nesta terça-feira (26) o I Encontro de Sopros e Percussão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A programação realizada pela Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire segue até o dia 30 de abril, com a realização de oficinas e concertos musicais gratuitos e abertos à comunidade.
As atividades serão desenvolvidas no Bloco do Departamento de Artes, no Campus Central. Com o objetivo de promover atividades práticas e musicais interativas a programação possibilita aos alunos a troca de experiências por meio de práticas de conjunto, rodas de conversa, recitais e apresentações musicais.
Segundo Bruno Farias, professor de música e um dos organizadores do evento, cerca de 70 alunos participam da programação. “Hoje e amanhã acontece as oficinas com instrumentos de palheta, tipo flauta e clarinete. Logo após as aulas individuais os alunos se reunem para um momento interativo de prática instrumental que deve acontecer sempre ao final de cada aula. Teremos também aulas de instrumentos de metais e ainda trombone. Será uma semana bem diversificada e cheia de atividades para quem gosta de música”, destaca.
O concerto de abertura será realizado hoje (26) a partir das 19h30, com a participação do Quarteto Órum. “Pensamos em uma organização circular para que o grupo que se apresenta fique bem próximo do público. Dispomos de uma estrutura diferente para proporcionar aos participantes uma experiência sonora diferenciada”, explica Bruno. Durante a semana ainda se apresentarão as bandas Sexteto Potiguar, PotiBones e Monxoró Brass.
A ação é coordenada pelos professores Bruno Farias, Danielly Dantas e Hallyson Dantas. Já a equipe pedagógica é composta pelos professores Gilvando Pereira (trombone), Bruno Farias (trombone), Ranilson Farias (trompete), João Simplício (trompete), André (trompa), Gilvan Pereira (bombardino/tuba), Germana Cunha (percussão), Fernando Menino (percussão), Hallyson Dantas (flauta), Raquel Oliveira (saxofone), Dany Dantas (clarinete) e Melquíades Vasconcelos (clarinete).
Simultaneamente, acontece o IX Encontro de Trombonistas do RN, promovido pela Associação dos Trombonistas do Estado (ATRN). O encontro tradicionalmente realizado em Natal/RN, neste ano, vem para Mossoró com o intuito de descentralizar o público para o interior do Estado.