Com informações do blog Reticências Culturais.
O documentário “Saudades”, da cineasta mossoroense Marília Gurgel, será exibido, em sessão única, no Teatro Lauro Monte Filho, nesta sexta-feira (29), às 18:30h. O evento é gratuito e ainda contará com um debate, após a exibição, com a diretora do curta e Romero Oliveira, produtor da trilha sonora.
De forma leve, poética, íntima e profunda, a cineasta divide com o público o entrelaço do luto com a saudade, atravessado pelas relações entre três gerações: avó, mãe e filha. Tudo começa com a morte do seu avô, ainda em 2020, no mês de agosto, por complicações da Covid-19. “Se a solidão já fazia parte de mim, quando ele morreu, eu percebi que não ia mais conseguir seguir sozinha. Decidi voltar para minha cidade-natal, Mossoró, uma terra árida que carrega a brisa do mar. Me coloquei de novo entre contrastres”.
Feito durante a pandemia, o documentário foi construído completamente à distância: Marília Gurgel, a diretora estava morando em Nova York, nos EUA; Laura Magalhães, editora, em Portugal; a roteirista, Nalu Béco, em São Paulo; trilha sonora diretamente de Mossoró, por meio de Romero Oliveira; designer diretamente de Olinda e Recife, no Pernambuco; entre outros.
Além do luto, das relações familiares e do pertencimento, o documentário fala, também, sobre cura, nas entrelinhas, com cuidado e emoldurado pela poesia; fala sobre a história de uma família, mas não apenas ela. O filme traz sentimentos – talvez desconfigurados e embaralhados pela pandemia – de desalento, amor, entrega, e claro, saudade. O curta-metragem é, ainda, uma homenagem às vítimas da Covid-19, através do avô de Marília, Seu Edvaldo Cunha.
Serviço:
Exibição do filme “Saudades”, de Marília Gurgel;
29 de julho de 2022 (sexta-feira);
Teatro Lauro Monte Filho, em Mossoró/RN;
Horário: 18:30h;
Observação: entrada gratuita.