Por Alexandre Fonseca
Estreia amanhã, quinta-feira (10), no auditório do CVT em Limoeiro do Norte, Ceará, o curta metragem “Lampião e Maria Bonita”. O filme é uma adaptação cinematográfica do espetáculo de mesmo nome, do Grupo Cenas de Teatro. Roteirizado por Dallva Rodrigues e dirigida por Marcello Emiliano, a produção faz o relato da passagem de Virgulino Ferreira da Silva pela região cearense e conta detalhes da relação do casal protagonista.
“O processo de produção foi extremamente tranquilo, colaborativo, além da produtora Raízes Produção, tivemos o apoio da Ciranda Mídia, que fez a captação do áudio. O filme era pra ter sido gravado no mês de maio, mas, não foi possível por conta das chuvas. A primeira locação ficou alagada e conseguimos uma área de preservação ambiental, para seguir com o projeto”, explica o diretor Emiliano.
“Estou imensamente emocionada com a estreia do curta! Fizemos uma produção audiovisual em 2018 do mesmo texto, porém, não foi concluída. Como Maria Bonita, me sinto honrada de interpretar essa mulher tão intensa, forte e decidida. Me inspira muito! Terminei a última cena do filme com o corpo tremendo de emoção. Tô muito feliz!”, revela Rodrigues, que além de roteirizar, atua na produção.
“Interpretar Lampião foi uma experiência incrível e profundamente significativa para mim. Lampião não é apenas uma figura histórica; ele representa a luta, a resistência e a complexidade da vida no sertão nordestino. Participar dessa produção me permitiu mergulhar na cultura, nas tradições e nas histórias do povo nordestino, além de explorar as nuances de um personagem tão emblemático. Foi um desafio dar vida a alguém que é ao mesmo tempo, admirado e controverso. Através dessa interpretação, pude transmitir não só a bravura de Lampião, mas também seu lado humano, suas motivações e os dilemas que enfrentou”, conta Ytallo Pinto, ator que interpreta Lampião.
O projeto que tem apoio da Secretaria de Cultura de Limoeiro do Norte, foi idealizado por meio do edital Cine Capri, com recursos da Lei Paulo Gustavo. Para os interessados, a entrada é gratuita. O filme possui censura livre e recurso de acessibilidade com interpretação em libras. A obra será disponibilizada futuramente na plataforma de vídeos, YouTube. Para mais informações, acesse o Instagram: @lampiaoemaria.ofilme.
Bastidores da produção. Fotos: Divulgação.
Você precisa fazer login para comentar.