A cultura e tradição permeiam as histórias do projeto audiovisual “a minha arte…”, do jornalista e cineasta mossoroense Alexandre Fonseca. Com o apoio de artistas e potiguares das cidades de Mossoró/RN e Grossos/RN foram desenvolvidos de forma independente, cinco filmes documentais de curta duração, revelando trabalhos artesanais, da pesca feminina, salineiros, de dança e das artes cênicas.
O projeto contou com a produção do ator Gledson Lopes e teve como personagens: o artesão Júnior Borges, o ator Gledson Lopes, o dançarino Douglas Rafaell, o salineiro Francisco Neto e a marisqueira Navegante dos Santos.
Os vídeos foram idealizados especialmente para a 13ª edição do Festival Internacional de Baía Formosa – FINC, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro. Todo o conteúdo está disponível no canal do YouTube da AF Produções e pode ser acessado através do link.
Sinopse dos filmes
“A arte do artesanato!” revela a história do artesão Júnior Borges, que trabalha com a criação de réplicas de casinhas de barro e outros produtos nordestinos.
“A arte da atuação!” aborda a história do ator Gledson Lopes, que conta um pouco do seu trabalho nas artes cênicas e dimensiona o significado da atuação em sua vida.
“A arte da dança!” trata da história do dançarino Douglas Rafaell, que relata suas vivências com a dança.
“A tradição do salineiro!” aborda a história do salineiro Francisco Neto, a tradição da sua família com a atividade salineira e como transforma seu trabalho em arte e fonte de renda.
“A tradição da mariscagem!” traz a história da marisqueira Navegante dos Santos, a tradição da sua família com a atividade da pesca feminina e como transforma seu trabalho em arte e sustento.
Você precisa fazer login para comentar.