José Antônio da Silva, popularmente conhecido como “Concriz”, recebeu nessa quinta-feira (21) a comenda “Mérito Cultural Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia”. A honraria foi conferida durante a Sessão Magna Pública 47ª Noite da Cultura, no Templo Maçônico da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, em Mossoró.
A comenda foi instituída pela Prefeitura de Mossoró, por meio do Decreto n.º 2.869, de 21 de setembro de 2006, destinada a uma personalidade indicada pela Secretaria Municipal da Cultura. O homenageado deste ano tem participado ativamente da vida cultural mossoroense, sendo hoje um dos principais mestres da cultura popular local, principalmente em relação à preservação do coco de improviso.
Concriz salientou a felicidade de receber a honraria e relembrou sua trajetória. “É uma alegria receber uma homenagem como essa, porque nós que fazemos cultura, levamos alegria para o povo, cantando, e quem canta mata saudades, desperta a humanidade, e é melhor do que chorar. Esse momento é de muita alegria, eu só tenho a agradecer. Comecei a cantar aos 12 anos. Comecei a cantar coco nas feiras livres do Recife (PE). Fui para Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), e vim para Mossoró, e aqui em Mossoró foi onde me firmei, gostei daqui”, declarou.