Com inauguração prevista para o mês de agosto, no Prédio Central da Ufersa, Lado Oeste do Campus Sede, a Pinacoteca e Memorial ESAM UFERSA (PIM) já vem sendo preparada com a chegada das primeiras obras de arte que irão dar início à montagem do acervo cultural.
Nesta semana, a universidade recebeu 1.300 obras do acervo pessoal da professora aposentada da ESAM, Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, que possui o título de comodato das obras, que irão compor o Núcleo de Arte e Cultura da PIM. Os objetos estão em perfeito estado e boa parte deles retrata as artes plásticas do RN e do Brasil, contendo artistas regionais e nacionais, com variadas técnicas como tinta óleo, aquarela, tapeçaria e escultura.
“O prédio central irá comportar não só o espaço das exposições, que está em processo de revitalização, mas também salas com acervos, conservação e restauro, partes voltadas para multimídia, assim como espaços destinados para a universidade”, relata Tamms Morais, pró-reitora adjunta de Extensão e Cultura (PROEC), diretora da Pinacoteca.
Dentro da programação, a Pinacoteca já organiza atividades antes mesmo da sua inauguração. Uma Oficina de Restauração de Pinturas de Cavalete, ministrada por Francisco Ferreira, terá início nesta sexta (5) e vai se estender até o domingo (7). A oficina vai acontecer na sala de Coworking, a partir das 8h, na lateral do Prédio Central, situado no Lado Leste. As inscrições estão disponíveis através deste link.
Você precisa fazer login para comentar.