Há uma lenda mossoroense que diz que todos os anos, no dia 13 de dezembro, o cantor Roberto Carlos vem para Mossoró para participar da Procissão de Santa Luzia. Apesar de antiga, a história repercute até hoje e é motivo de memes nas redes sociais. Mas você sabe como esse mito surgiu?
Segundo o Wilton Silva, turismólogo e mestre em Ciências Sociais e Humanas, a lenda surgiu por volta de 1974. Naquele ano, Roberto Carlos fez um show no Estádio Nogueirão, em Mossoró, e na época ficou hospedado em um antigo hotel próximo à Catedral de Santa Luzia. “Ele ficou hospedado no antigo Esperança Palace Hotel, que hoje é a sede da Câmara Municipal da cidade. Dizem que, ou antes ou depois do show, ele, como era devoto também de Santa Luzia, muito religioso, foi dar uma olhada na igreja e se encantou. Elogiou, disse que era muito bonita”.
Após essa possível visita e os elogios à Catedral da padroeira mossoroense, populares acabaram ligando o cantor à igreja, e assim teria surgido a narrativa de que o Rei viria todos os anos para a procissão, e usava disfarces para não ser reconhecido pelos demais fiéis.
“Na realidade é uma grande brincadeira, um mito popular, que talvez Roberto Carlos todo ano viria à procissão de Santa Luzia. E para não ser reconhecido, para não ter um problema da multidão parar pra ele, ele teoricamente viria disfarçado ou passaria de avião por cima da procissão pra poder ver”, explica Wilton Silva.
A DEVOÇÃO À SANTA LUZIA
A história ganhou ainda mais força devido Roberto Carlos ser devoto da santa dos olhos. Ainda na década de 1970, um dos filhos de Roberto nasceu com glaucoma e teve somente 10% da visão do olho esquerdo preservada.
Quando a mulher do cantor engravidou de novo, dessa vez de uma menina, os médicos levantaram a possibilidade da criança também nascer com glaucoma, assim como o irmão. Roberto Carlos teria então feito uma promessa pedindo a intercessão de Santa Luzia, e a menina nasceu sem a doença. Desde então ele reza pela protetora dos olhos todo dia 13 de dezembro.
Durante entrevista no Programa do Jô, em dezembro de 2016, o Rei afirmou que não realiza shows no dia de Santa Luzia, devido à promessa que fez.
O relato da promessa do devoto ajudou a estimular ainda mais a lenda da presença dele em Mossoró durante a Procissão da padroeira. Apesar de ninguém afirmar ter visto o cantor alguma vez, a história segue sendo contada, e gera brincadeiras nas redes sociais.