Em menos de 24 horas iniciamos um novo ano, e ter superstições e simpatias para o révellion fazem parte da cultura dos brasileiros nesse dia. Na casa da cozinheira Francisca de Assis, por exemplo, na mesa de jantar de fim de ano não pode faltar uvas, um punhado de arroz e moedas de diversos valores.
“Já tem quase uns 30 anos que eu faço isso, porque quer dizer mesa farta, e graças a Deus aqui nunca faltou. Eu acredito muito”, diz Francisca de Assis.
Segundo ela, a superstição consiste no seguinte: na tarde do dia 31 de dezembro deve-se montar a mesa do jantar colocando um vinho, sete frutas diferentes incluindo uvas, cinco grãos de milho, um punhado de arroz e cinco moedas de valores diferentes. A ideia da simpatia é atrair mesa farta para o próximo ano, além de prosperidade para a vida financeira.
A mesa só pode ser desfeita após a 00h, onde não só as frutas podem ser comidas, como as moedas podem ser distribuídas para atrair dinheiro. E a simpatia com as uvas segue durante o ano todo, já que depois de comer a fruta, a pessoa deve guardar as sementes na carteira.
“Depois que comer a uva tem que guardar as sementes. São sete caroços, pode ser de qualquer uva. De meia noite chupa as uvas, tira os caroços e guarda na carteira”, explica a cozinheira.
Desde que aprendeu a simpatia há mais de 30 anos, Francisca nunca mais deixou de realizar. Por mais que a variedade de frutas na mesa não seja a esperada, ela segue montando a ceia da virada, acreditando sempre em um ano melhor.
OUTRAS SUPERSTIÇÕES POPULARES
Por mais que alguns não acreditem muito nas superstições, todo mundo acaba criando sua própria tradição de fim de ano.
Entre as superstições mais populares está a de pular as sete ondas para quem está na praia. A crença é que realizar os pulos na virada do ano ajuda a passar por cima das dificuldades. A cada onda pulada, a pessoa mentaliza um desejo para o próximo ano. Esse costume tem origem na Umbanda e tem o objetivo de homenagear Iemanjá, assim como jogar flores no mar.
Outra simpatia realizada pelos brasileiros é a de comer lentilha também no révellion. A lentilha é um alimento que cresce quando cozido, por isso dizem que ela traz fartura e prosperidade.
Tem também quem acredite na ideia de que colocar cédulas no sapato ajuda a atrair dinheiro. Um das tradições diz que durante a noite do ano novo as pessoas devem guardar uma nota de qualquer valor no bolso e colocar outra no sapato. Após a virada, a pessoa tem que dar três passos para a frente, também para atrair dinheiro.
CORES E SEUS SIGNIFICADOS
Mas de todas as superstições, a mais famosa é a das cores de roupa durante a virada. Na tradição, cada cor representa uma coisa diferente, e a pessoa deve usar aquela referente ao que deseja atrair. A grande maioria tem o costume de usar branco no révellion por representar paz, mas as outras cores também fazem sucesso. Confira a lista de cores e seus significados:
- Branco: paz e harmonia;
- Dourado: riqueza e sucesso;
- Vermelho: paixão e romance;
- Amarelo: dinheiro e alegria;
- Laranja: entusiasmo e coragem;
- Rosa: amor e carinho;
- Lilás e roxo: desenvolvimento espiritual e intuição;
- Verde: saúde e boa sorte;
- Azul: harmonia e confiança;
- Preto: independência e autoridade.
Você precisa fazer login para comentar.