A trancista e empreendedora mossoroense Graicy Karen está concorrendo, juntamente com 30 mulheres pretas de todo o Brasil, ao Prêmio Inspirar 2025. A premiação, que está em sua quinta edição, reconhece lideranças femininas negras em território nacional, destacando iniciativas que impactam e transformam a realidade das comunidades onde atuam.
Ao todo, 16 mulheres serão premiadas em todo o país, recebendo R$ 10 mil cada. O prêmio é uma realização do Instituto Neoenergia, em parceria com a Baluarte, por meio de incentivo do Governo Federal.
Na primeira etapa, as participantes se inscreveram por meio de edital. Foram selecionadas para a fase de pré-finalistas as mulheres e projetos que demonstraram impacto social e fortalecimento histórico da vida de outras mulheres negras em seus territórios.



Com 10 anos de experiência como trancista, Graicy já participou de editais como o do Fundo Agbara, o primeiro fundo de apoio à mulher preta no Brasil, que oferece suporte financeiro e profissional a empreendedoras negras.
Ela também é fundadora do Coletivo Pretas e Pretos Mossoró, responsável pela realização do Sarau do Coletivo, evento que ocorre semestralmente e celebra artistas negros da cidade, com apresentações de dança, teatro, hip-hop, poesia, exposições universitárias e trabalhos de extensão. A iniciativa busca fortalecer a representatividade negra e promover o debate sobre racismo e preconceito na sociedade.
Além disso, Graicy ministra cursos e oficinas por meio de projetos e editais em comunidades quilombolas, escolas e universidades públicas, contribuindo para a formação e o empoderamento da população negra.
“Trabalhar com as tranças me possibilitou estar em contato próximo aos meus ancestrais, é grande e potente poder sustentar a minha família com uma arte secular a qual amo e me interesso todos os dias em aprender mais. Através desta prática, eu entendi mais sobre as questões de identidade do povo negro, pude criar o Coletivo Pretas e Pretos Mossoró, que se tornou um aquilombamento das pessoas de cor em nossa cidade. Trabalho e questões sociais andando lado a lado”, destacou.


A votação popular do Prêmio Inspirar acontece de 30 de outubro a 10 de novembro, no site oficial da premiação: www.premioinspirar.com. É possível votar quantas vezes quiser.
“Convido a todos os leitores a conhecer minha história através do Instagram @ebanostrancas e votar em Graicy Cunha, através do @premioinspirar na categoria Mulheres”, concluiu.

O resultado e a cerimônia de premiação acontecerão no dia 27 de novembro, em formato online, com transmissão nas plataformas digitais do Prêmio Inspirar.





























































