Preparar-se com antecedência para um dos períodos de vendas mais intensos do ano é essencial – quem conseguiu, pode ter resultados satisfatórios neste dia. Na Black Friday, adotar estratégias de marketing com antecedência como, por exemplo, avaliar o estoque e identificar itens com baixo movimento para aplicar descontos atrativos e oferecer melhores condições de pagamento é fundamental.
“É importante manter um relacionamento sólido com o cliente após a campanha, buscando feedback sobre a experiência de compra, oferecendo promoções especiais pós-campanha e mantendo um serviço excepcional pós-venda”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró, Stênio Max.
Ele ainda diz que a abordagem não apenas aumenta a probabilidade de o cliente retornar à loja, mas também fortalece a lembrança do bom atendimento recebido durante e depois da Black Friday, incentivando futuras compras e fidelização à marca.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito
(SPC Brasil), entre os motivos para gastar mais se destacam: 44% por considerarem que vale a pena aproveitar a promoção, 40% economizaram ao longo do ano, 34% têm mais produtos para comprar e 27% porque o pagamento é facilitado.
Em Mossoró, apenas 43% dos entrevistados afirmam ter planos de comprar algum produto durante a Black Friday deste ano. Dos 57% restantes que não têm intenção de gastar, a maioria expressa desconfiança nas ofertas oferecidas nesta data (37,2%) ou não fará compras por questões financeiras (27,7%). Além disso, aproximadamente 14,7% mencionam não comprar por impulso, enquanto 14% estão focados em economizar.
Apesar disso, houve um aumento de cerca de 18% no valor que os consumidores de Mossoró planejam gastar em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme apontado pela pesquisa do Instituto Fecomércio RN, em 2023, o gasto médio esperado dos mossoroenses durante a Black Friday atingirá R$ 628,37.
“O crescimento de 18% pode estar relacionado a diversos fatores, como uma melhoria na situação econômica dos consumidores da região, uma maior disponibilidade de produtos desejados com preços atrativos ou até mesmo uma mudança de percepção em relação à Black Friday, passando a considerá-la uma oportunidade mais confiável para boas compras”, informa o presidente da CDL Mossoró.