Durante o ensino médio, o mossoroense Thiago Vitor ouvia os colegas falando sobre faculdade, mas sentia que aquele não seria o futuro dele. Atualmente, o jovem de 22 anos comemora o fato de ter seguido seu verdadeiro sonho: empreender.
Em fevereiro de 2023, Thiago abriu a própria barbearia. A influência pela área da beleza veio da família. “Eu tive grande influência por parte da minha família que trabalha nesse ramo há muito tempo: minhas tias Zélia, Nara e Neide. Eu me identificava muito. Na época do Enem eu acabei ficando muito confuso; muita gente falava de faculdade, mas no fundo meu coração sempre soube realmente o meu caminho. Eu queria empreender”, conta o barbeiro.
Thiago chegou a trabalhar como Jovem Aprendiz durante um ano e a experiência fez ele confirmar a afinidade com a área da barbearia. Juntou dinheiro, comprou material e começou a cortar o próprio cabelo e o de amigos.
“Na época da quarentena, comecei a cortar o cabelo dos meus amigos, parentes… De graça. E foi aí que eu recebi o convite de um amigo meu, Renan Barão, para trabalhar com ele. No início não queriam cortar comigo. Eu ficava ali de canto; um ou outro que dava uma oportunidade”, relembra.
Foram dois anos trabalhando na barbearia do amigo. Durante o período ele buscou se especializar, investiu em cursos em outros estados e materiais melhores. A clientela começou a cresceu. Havia chegado o momento de expandir o trabalho.
“Após dois anos trabalhando com o Renan, eu resolvi abrir meu empreendimento que era meu sonho. Eu sempre quis ter um negócio próprio pra trabalhar pra mim”.
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal do Brasil, mostrou que o setor formado por cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e outras atividades ligadas à beleza permanece em alta.
De janeiro a setembro de 2023, 143.306 microempreendedores individuais (MEI) do ramo foram abertos em todo o País – uma média de 524 novos estabelecimentos por dia. O negócio de Thiago faz parte desse número.
Para o jovem, o diferencial da barbearia, além do serviço de qualidade, é seguir com a visão de empreendedorismo. Thiago segue investindo em capacitação, mas também na estrutura, como decoração e organização do espaço. O objetivo é proporcionar ao cliente não só o corte, mas sim uma experiência completa.
“Eu procurei muitos cursos na área de empreendedorismo com o Sebrae que falam bastante dessa parte de empreender – e esse é o problema de muitos barbeiros que estão iniciando: não procurar pesquisar e conhecer sobre o empreender e ficar voltado apenas para o corte de cabelo. Tem que pensar na gestão do negócio”.
A expectativa do barbeiro é que a empresa continue a crescer. E para quem assim como ele quer empreender, mas tem receio, ele deixa a dica: “Seja o seu próprio patrão independentemente da sua área. Pesquise, estude bastante, se dedique que vai chegar na hora certa. Só não dê um passo maior que a sua perna”.
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