Com informações do Senac-RN
A Inteligência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou os Estudos Estaduais, com o objetivo de apoiar os estados brasileiros em seus esforços de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros.
O estudo sobre o Rio Grande do Norte apresenta um panorama econômico do estado, destacando seu desempenho nas exportações e o potencial para atração de investimentos. Em 2024, o estado exportou US$ 1,1 bilhão, registrando um crescimento de 350% em dez anos. O principal macrossetor da pauta exportadora é o de indústrias de transformação, com 77,5% das vendas externas, seguido pela agropecuária (19%) e pela indústria extrativa (3%). Os principais destinos das exportações potiguares incluem Singapura, Países Baixos, Panamá, Reino Unido, Malásia, Espanha e Emirados Árabes Unidos.
Entre os setores tradicionais da pauta exportadora, foram identificadas 1.845 oportunidades em 37 setores, com destaque para frutas e nozes frescas ou secas (352 oportunidades), cal, cimento e materiais de construção (161), tecidos de algodão (145) e açúcares e melaços (100).
Além disso, foram mapeados setores com estrutura produtiva local e potencial exportador, como confecção de artigos do vestuário e acessórios, fabricação de artefatos têxteis, exceto vestuário, fabricação de geradores, transformadores e motores elétricos e fabricação de conservas de frutas, legumes e outros vegetais.
Qualificação de empresas
O Rio Grande do Norte se prepara para um salto em suas exportações em 2025 com a implementação do novo ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).
A iniciativa, fruto de uma colaboração entre a Apex Brasil e o Senac-RN, está capacitando micro, pequenas e médias empresas para o mercado internacional, oferecendo consultorias especializadas que abrangem diagnóstico, planejamento estratégico e desenvolvimento de mercado.
A expectativa é que o programa atenda até 200 empresas de diversas regiões do estado no período de dois anos. Segundo Raniery Pimenta, Diretor Regional do Senac-RN, o PEIEX é uma grande oportunidade de qualificar empresas que ainda não exportam ou que têm pouca experiência no processo de exportação, “ajudando a identificar o potencial do produto, o mercado-alvo e a desenvolvendo um plano de exportação adaptado às necessidades de cada empresa”, explica.

















































