Pesou no bolso do consumidor. Após assumir as operações da Refinaria Clara Camarão, a empresa 3R Petroleum redefiniu o valor da gasolina no Estado, aumentando cerca de 0,30 centavos, valor observado em postos da cidade de Mossoró.
Maxwell Flor, presidente do Sindiposto, diz que o sindicato não se envolve em questões de preços, mas o reajuste é observado após a chegada da 3R. “Esse fator pode ter contribuído para esse reajuste”, afirmou .
Anteriormente, no dia 01, a gasolina era vendida pela Petrobras às distribuidoras por R$ 2,68. No site da nova empresa, a gasolina está sendo vendida por R$ 2,91.
Durante reunião com o diretor presidente da 3R Petroleum, Matheus Dias, nessa terça-feira (13) a governadora Fátima Bezerra demonstrou preocupação com o preço da gasolina no RN, acima da média praticada no Nordeste.
“Em que pese o respeito à autonomia da empresa e às suas decisões, eu não posso deixar de ressaltar a importância de se manter um preço justo dos combustíveis vendidos na refinaria Clara Camarão. Isso tem impacto direto na economia e na vida das pessoas”, afirmou a governadora.
Em nota, a 3R esclarece “que os preços dos produtos derivados produzidos pela Companhia seguem parâmetros de mercado – tais como o dólar, o valor de referência internacional do petróleo, custos logísticos para recebimento de derivados na região Nordeste, entre outros. Vale destacar que ajustes nos preços podem ocorrer de forma recorrente, amparados por critérios técnicos e condições de mercado”, explica.
Segundo o presidente, nessa primeira semana de operação, a empresa já percebe um potencial para aumentar a capacidade de refino e de ter uma operação mais eficiente.
O polo concentra três subpolos de exploração de petróleo e gás (Ubarana, Canto do Amaro e Alto do Rodrigues na Bacia Potiguar), além de toda a estrutura do Ativo Industrial de Guamaré (AIG), composto pelas unidades de processamento de gás natural (UPGNs), a refinaria de Clara Camarão e o Terminal Aquaviário de Guamaré.