4.841 empregos diretos/indiretos nos setores de hotelaria, bares, montagem, permissionários e ambulantes foram gerados em Mossoró antes do início do Mossoró Cidade Junina 2023. Os números apresentados fazem parte de pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) junto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Mossoró e Fecomércio/RN. Ainda de acordo com dados da UERN o volume de investimentos do setor hoteleiro e similares para a edição deste ano no MCJ foi de aproximadamente R$ 4,5 milhões.
O levantamento foi realizado no período de 29 de maio a 02 de junho de 2023. Segundo os dados o primeiro evento do MCJ 2023 movimentou o setor hoteleiro, gerando a contratação direta de 78 colaboradores. Foram realizados investimentos nos equipamentos, como reformas, ampliação e contratação atingindo o montante aproximado de RS 2 milhões, o dobro do valor aferido no ano de 2022.
Para a realização da pesquisa, foram visitados e entrevistados 23 empreendimentos turísticos (Hotéis/Pousadas/Albergues) no município de Mossoró, sendo verificada a disponibilização para o turista de um total de 1.192 apartamentos e 2.811 leitos. Além do setor hoteleiro, a equipe visitou e entrevistou 45 quadrilhas e 55 restaurantes/bares situados à Praça da Convivência, e em quiosques no Bairro Nova Betânia.
A segunda parte da atividade deve ser realizada após o encerramento do evento, entre 26 de junho a 30 de junho, e serão revisitados os relativos ambientes, possibilitando a comprovação ou alteração das informações já coletadas.
A pesquisa é liderada pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), tendo à frente o professor Leovigildo Cavalcanti.