O óleo diesel (fuel oil) é o produto com maiores valores exportados nos cinco primeiros meses deste ano no Rio Grande do Norte. A informação é do Centro Internacional de Negócios da FIERN, que mensalmente sistematiza os dados sobre o mercado externo do Estado. O levantamento mostra ainda que as exportações do Rio Grande do Norte subiram 62,3% no período de janeiro a maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
De acordo com o levantamento, o óleo diesel foi um dos principais itens de crescimento da pauta de exportações do RN. Em valores, foram R$ 123,928 milhões de janeiro a maio. Depois do óleo diesel, os produtos com maiores valores exportados no período foram melões, peixes, tecidos de algodão, melancias e sal.
“O crescimento dos demais produtos foi de 43,1%, percentual muito relevante para as exportações regulares da pauta do RN”, revela o relatório do CIN.
O principal destino das exportações do Estado continua sendo Singapura, que adquire o óleo diesel produzido no Rio Grande do Norte, seguido pelos Estados Unidos. Holanda, Espanha e Reino Unido seguem na mesma posição na lista dos principais mercados externos dos produtores exportados pelo RN dos períodos anteriores analisados. Para Singapura, vão 25% os valores comercializados pelo Rio Grande do Norte e, para os Estados Unidos, 8,06%.
Ao comparar os dados com o mês imediatamente anterior, as exportações de maio ficaram 52,5% menores que as de abril deste ano. No comparativo com o mesmo mês de 2021, as vendas externas do RN em maio de 2022 foram 46,3% menores que as de maio de 2021.
Confira o Demonstrativo Balanço do Comércio Exterior do RN na íntegra aqui.