Na primeira quinzena de dezembro, os preços dos combustíveis apresentaram uma alta, com destaque para a gasolina, que subiu 0,48% em seu preço médio nacional, comparado ao fechamento de novembro. Esta é a primeira alta após três meses de estabilidade. Os dados são da mais recente análise do Índice de preços de combustíveis IPTL, que monitora os preços dos combustíveis no Brasil.
O presidente do Sindipetro RN, Marcos Brasil, ao comentar sobre o aumento, destacou que a alta foi influenciada por uma série de fatores econômicos. “Na gasolina, vimos um aumento de 0,48% em dezembro e de 0,95% no etanol. Percebemos que essa elevação está relacionada principalmente ao aumento no valor do dólar, que reflete diretamente no preço dos combustíveis”, afirmou.
A tendência de alta, que começou a se manifestar no final do mês passado, é atribuída a uma combinação de impactos sazonais e fatores econômicos. Entre os fatores sazonais, estão o aumento da demanda por combustíveis devido ao período de compras natalinas, férias e o calendário de fim de ano. Além disso, a recente valorização do dólar na última semana também contribuiu para o aumento nos preços.