Com informações do Diário Político.
De acordo com um levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE, 79 novas usinas eólicas devem entrar em operação comercial no Rio Grande do Norte até janeiro de 2026, atraindo investimentos da ordem de R$ 9,6 bilhões e ampliando a capacidade instalada dessa fonte no estado dos atuais 6.790 megawatts para 7.320 megawatts.
Os projetos deverão entregar ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cerca de 530 megawatts médios por ano, volume equivalente a mais de 70% de toda a energia que é consumida em território potiguar. Os dados fazem parte de relatórios dos últimos leilões de energia nova realizados pela própria CCEE e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O investimento previsto será destinado por empresas que têm apostado cada vez mais no potencial de geração de energia renovável no estado. Na avaliação da CCEE, além do ganho ambiental, o crescimento dessa fonte gera emprego e renda, aumenta a confiabilidade do SIN e mantém o setor elétrico brasileiro entre os mais sustentáveis do mundo.