Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revelou que 67% das empresas no setor de comércio e serviços no Brasil utilizam o WhatsApp como principal canal de vendas.
De acordo com o levantamento, na sequência, as redes sociais aparecem em segundo lugar, com 57%, seguidas por lojas físicas e escritórios (47%) e sites (12%).
Já em relação à divulgação, 41% dos empresários afirmaram que investem em ações para promover suas vendas. Os canais pagos mais citados foram os anúncios no Instagram e Facebook (21%), panfletagem (13%), Google (11%), anúncios em marketplaces (4%), contratação de agências ou freelancers para criação de posts (4%) e, por último, o email marketing (4%). O investimento médio mensal em divulgação é de R$ 880.
Nove em cada 10 entrevistados (93%) afirmam que existem desafios para o crescimento da empresa, sendo os motivos mais citados, a alta carga de impostos (49%), a tributação elevada da folha de pagamento (41%), a dificuldade para conseguir crédito (27%) e a segurança como problemas de assalto e violência (13%).
Já em relação às situações relacionadas a vida financeira no primeiro semestre deste ano, os empresários destacaram como positivas: o aumento das vendas no 1º semestre (49%), investimentos para o crescimento do negócio (42%) e construção de reserva financeira (36%). Por outro lado, houve situações difíceis, como cortes no orçamento (43%), muitos meses comas contas no vermelho (27%), inadimplência (18%) demissão de funcionários (14%) e nome sujo (4%).
A pesquisa CNDL/SPC Brasil entrevistou 562 empresários brasileiros com empresas de todos os portes, dos setores de comércio varejista e serviços, de todas regiões do Brasil, das capitais e interior. Com um nível de confiança de 95%, o estudo foi realizado entre os dias 09 a 31 de julho de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos.