O Assu até começou bem o Super Matutão, no último final de semana. O time jogou em casa goleando o Macau, por 6 a 0, e já estava com classificação encaminhada. Contudo, o trabalho foi por água abaixo após a descoberta que o time escalou um jogador de forma irregular para o certame.
Segundo o blog Larissa Maciel, o Assu estava com um jogador que teve atuação profissional recente e foi para a disputa infringindo uma das regras mais claras quanto a participação da competição, voltada para a descoberta de valores amadores.
Confira o que diz o regulamento:
Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).
PENA: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR)
§ 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator. (NR).
§ 2º O resultado da partida, prova ou equivalente será mantido, mas à entidade infratora não serão computados eventuais critérios de desempate que lhe beneficiem, constantes do regulamento da competição, como, entre outros, o registro da vitória ou de pontos marcados. (NR).
§ 3º A entidade de prática desportiva que ainda não tiver obtido pontos suficientes ficará com pontos negativos.
§ 4º Não sendo possível aplicar-se a regra prevista neste artigo em face da forma de disputa da competição, o infrator será excluído da competição. (NR).
Responsável pela seleção comenta a situação
O presidente da Liga Desportiva Assuense (LAD) e responsável pela seleção do Assu Sub 21, Dailson Machado, comenta a situação com o jogador Maikuinho e reconhece que o Assu colocou um jogador irregular na última partida contra Macau pelo Super Matutão.
“Infelizmente é verdade sim. Estou muito decepcionado. É um trabalho que nós vínhamos fazendo nos últimos três meses. Montamos a equipe para ela ser campeã, essa equipe era base para montar a equipe para a segunda divisão. E infelizmente a gente ver tudo ser jogado de água a baixo”.
Confira a fala completa: