“Essa conquista é fruto de resultados construídos ao longo de anos e consolida a Ginástica Rítmica do RN no cenário nacional de alto rendimento”, declara a treinadora Gilmara Lira, ao realizar um feito inédito para o esporte potiguar. A categoria foi ouro no Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, maior e mais importante competição do país na modalidade.
A competição foi finalizada com duas atletas da categoria Juvenil Nível I – Júlia Bessa e Gabriela Cunha – entre as 10 melhores atletas do país. Júlia Bessa, que participou de todas as finais por aparelho no Juvenil Nível I, conquistou a medalha de prata no aparelho maças e a medalha de bronze no aparelho bola. Já Gabriela Cunha participou de duas finais, nos aparelhos maças e bola. Além delas, a atleta Isabella Anselmo finalizou a competição em 4º lugar geral do Nível II, dentre 104 atletas, se classificando para duas finais nos aparelhos bola e fita.
Para alcançar a vitória, as atletas precisam dedicar até 30 horas por semana. “As meninas treinam cerca de 4 a 5 horas por dia, 6 dias na semana. O treinamento inclui preparação física, ballet, além de fisioterapia. Estavamos nos preparando para essa competição desde dezembro do ano passado, quando foram montadas as coreografias”, explica a treinadora.
A AGINAT, que é uma entidade sem fins lucrativos, já é Tricampeã do Torneio Regional – Nordeste. A associação atua desde 2014 e desenvolve um trabalho totalmente gratuito com cerca de 120 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos, nos bairros de Mãe Luiza e Cidade da Esperança. Além disso, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional, já acumulando diversos títulos importantes de campeão regional, brasileiro, sul-americano e pan-americano.
“Hoje são cerca de 120 meninas nos polos gratuitos de treinamento e cerca de 70 no centro de treinamento. Para a iniciação temos as escolinhas gratuitas nos polos de Mãe Luiza e Nova Descoberta, é só procurar a treinadora para se inscrever na turma que tiver vaga disponível. No centro de treinamento funcionam escolinhas particulares e a equipe de rendimento, para a equipe é necessário passar por um processo seletivo que geralmente acontece em dezembro”, finaliza