O Baraúnas foi punido pela escalação irregular do volante Ramon durante uma partida do Campeonato Estadual. O julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do RN aconteceu na noite desta quinta-feira (4), no auditório da FNF, em Natal. Com isso, o Leão do Oeste perdeu seis pontos, três conquistados na vitória contra o Globo e mais três como punição. Desta forma, o clube mossoroense está fora da semifinal do segundo turno e encerra sua participação no Estadual. A decisão é em primeira instância e cabe recurso. O time também foi multado em R$ 1 mil.
O jornalismo TCM apurou que o Baraúnas vai acionar o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para reverter a situação e manter o resultado de campo. Ramon entrou em campo de forma irregular, de acordo com julgamento do TJD-RN, no dia 28 de março, contra o Globo, no Estádio Barretão. O jogador recebeu um cartão amarelo na semifinal do primeiro turno e outros dois cartões nas duas rodadas iniciais do segundo turno. Isso deu brecha para o ABC entrar com a ação.
O pedido de liminar do Baraúnas para suspensão do campeonato foi indeferido pela comissão, pois apenas o pleno do TJD pode conceder essa suspensão. Com o resultado do julgamento, o ABC passa para a semifinal do segundo turno.
O advogado do ABC argumentou que o regulamento zera os cartões após a fase de grupos do primeiro turno e que o cartão amarelo como critério de desempate é algo diferente do acumulativo do jogador individualmente, onde após três amarelos o jogador ficará suspenso. O clube mossoroense destacou na defesa que o cartão de Ramon na semifinal não deveria valer para o segundo turno pois o time entraria na tabela de classificação já contando um cartão.
Entenda o caso
Ramon, volante titular do Baraúnas, recebeu cartões amarelos nas partidas contra o América, pela semifinal do primeiro turno, contra o mesmo adversário, na primeira rodada do segundo turno, e contra o Potyguar Seridoense no jogo seguinte.
Leia mais: Caso Ramon: Baraúnas comemora classificação para semifinal do 2º turno
O ABC entrou com uma notícia de infração alegando que Ramon deveria estar suspenso após o terceiro amarelo, baseado no artigo 41 do regulamento que aponta que os cartões são zerados ao final da fase de grupos do primeiro turno, ou seja, dando continuidade a partir daí até o fim dos grupos do segundo turno.
O Baraúnas argumentou que os cartões, como critérios de desempate, são zerados a cada turno (em sua totalidade), alegando que Ramon só teria dois amarelos (recebidos no segundo turno) e poderia atuar normalmente contra o Globo. O artigo 9 fala que cada turno possui contabilização independente dos cartões amarelos.
Com os resultados da última rodada do segundo turno, o Baraúnas encerrou a fase de grupos com oito pontos. O time abecedista, após empatar com o Globo, ficou com três pontos na tabela. Com o resultado dentro de campo, o Leão do Oeste estaria classificado para a fase semifinal do segundo turno, onde enfrentaria o Santa Cruz de Natal.
Você precisa fazer login para comentar.