Com informações da Agecom/Uern
O complexo aquático da Uern sediou neste domingo (7) a primeira etapa do quarto Campeonato de Natação do Oeste Potiguar. A tradicional competição reuniu nadadores de várias idades e categorias. Neste ano, o evento homenageou Madalena Nunes, atual presidente da Associação dos Nadadores Masters do RN.
A cada nova edição, o evento tem conquistado mais adeptos, tanto em número de participantes quanto de público, consolidando o campeonato como um dos maiores do segmento no Rio Grande do Norte. Além de toda a estrutura montada para receber a competição, o evento ainda contou com o apoio da Federação Aquática Norteriograndense, que trouxe o corpo de arbitragem para engrandecer o evento.
Nesta primeira etapa, os participantes disputaram nas modalidades crawl e costas. O professor da Uern, Adalberto Veronese, um dos organizadores do campeonato, detalhou o evento: “As provas foram de 25 metros nado livre, 25 metros nado costas, 50 metros nado livre e 50 metros costas, 100 metros livre e 100 metros costas. Tivemos ainda os revezamentos mistos, onde homens e mulheres nadaram juntos, representando a sua instituição. E tivemos uma categoria que a gente trata de forma muito, mas muito especial, que é a categoria mirim, que são aquelas crianças de 3 a 4 anos, que com seus pais e seus professores atravessaram a metade da piscina”.
A segunda etapa do campeonato está prevista para acontecer no dia 20 de setembro, em Assú, onde serão disputadas as modalidades crawl e peito. E encerrando a edição 2025, a terceira etapa será realizada novamente em Mossoró, desta vez na Ufersa, no dia 29 de novembro, com as modalidades crawl e borboleta.
José Januário, de 73 anos, pratica a natação há mais de cinco décadas, tendo conquistado diversos prêmios. Ele destacou a importância que esse esporte tem na sua vida. “O que eu acho mais bacana na natação é manter uma cabeça bem saudável, bem sadia. Eu não tenho nenhum tipo de problema, depressão passa longe. A natação faz parte da minha vida e eu só deixo de nadar quando Deus não me permitir mais”, comentou.

Você precisa fazer login para comentar.