Por Júnior Ribeiro.
A presença apenas de torcedores do time mandante, formato que aconteceu durante a partida entre Potiguar e América, será mantida durante o restante da temporada 2023 em estádios do Rio Grande do Norte. A decisão foi informada na manhã desta segunda-feira (13), após reunião envolvendo os órgãos de segurança pública.
“A Polícia Militar participou de uma reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), envolvendo as forças de segurança pública, o Ministério Público Estadual e a Federação Norteriograndense de Futebol, sobre a presença das torcidas organizadas/torcida única nos estádios de futebol. Na ocasião, a Corporação decidiu em conjunto com os demais órgãos envolvidos que os jogos em formato de torcida única permanecerão nessa modalidade até o final de 2023”, informou a Corporação em nota oficial enviada à imprensa.
Um dos argumentos para adotar a presença de torcida única é garantir a segurança de todos os torcedores e envolvidos antes, durante e depois das partidas. Vale salientar que existe um histórico de briga entre torcedores organizados tanto no interior quanto na capital. O objetivo é evitar qualquer tipo de conflito entre os grupos de torcedores.
O que é torcida única?
O termo torcida única é utilizado para explicar uma partida que tem apenas torcedores do time mandante, sem a presença de público do clube visitante. No Rio Grande do Norte, a prática já vinha sendo utilizada em Clássicos entre ABC e América. Além disso, o formato também foi solicitado para o duelo entre ABC e Fortaleza, no início de fevereiro pela Copa do Nordeste. Além disso, a partida entre Potiguar e América, no Estádio Nogueirão, também contou com torcida única do time mossoroense. A prática foi popularizada no Estado de São Paulo, que há anos determina jogos com torcida única em clássicos envolvendo os “quatro grandes”.
Leia também: