A reunião que definiu o plano de ação para o clássico Potiba no Futsal aconteceu no final da tarde da segunda-feira (28), no Ginásio Pedro Ciarlini, palco da partida. Representantes dos clubes, das forças de segurança e da Secretaria de Esportes, participaram do encontro. Foi garantido a presença das duas torcidas, mas com 2 mil ingressos disponibilizados, além da definição do reforço no policiamento dentro e fora da praça esportiva.
A partida entre Potiguar e Baraúnas é válido pela segunda rodada do Campeonato Estadual Série Ouro, equivalente à primeira divisão de futsal do RN. O Alvirrubro vem de derrota na estreia para o Gideões (Ruy Barbosa/RN), enquanto isso o Leão do Oeste venceu na rodada passada o time de Alto do Rodrigues.
O mandante da partida, definido pela tabela da FNFS, será o Potiguar, que ficará responsável pela venda de ingressos. A torcida Alvirrubra terá acesso ao Ginásio pela entrada da Alberto Maranhão e a torcida Tricolor entrará pela Nilo Peçanha. Cada time terá 1 mil ingressos à disposição.
Potiguar x Baraúnas acontecerá no sábado, às 20h30, no Ginásio Pedro Ciarlini.
O Tenente-coronel Albervan Cirne, comandante do 2° BPM, explicou que o efetivo exato de agentes será definido nos próximos dias, mas com reforço também de outros órgãos, que farão parte do esquema de segurança.
A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal, Trânsito e Samu. Todos estarão presentes no evento e no entorno do Ginásio.
Esquema de segurança e rivalidade
A partida tem uma preocupação especial por conta da rivalidade entre as duas instituições, as mais tradicionais do futebol de Mossoró. Potiguar e Baraúnas são rivais históricos e o antagonismo também se estende a outros esportes, incluindo o futsal. Por conta do histórico de brigas evolvendo torcidas organizadas, o esquema de segurança é necessário para garantir que não ocorra intercorrências dentro e fora do Pedro Ciarlini.
Os últimos Potibas em Mossoró aconteceram em janeiro de 2024, no Estádio Nogueirão, pelo Estadual de futebol. Em 2025, o clássico aconteceu na Arena das Dunas. No futsal, este será o primeiro encontro válido por uma competição profissional.