Por Alexandre Fonseca.
Arte marcial originária do Japão, o Jiu-jítsu, vem ganhando destaque no cenário esportivo, com o desenvolvimento de competições pelo Brasil. Um esporte que integra todos os tipos de gêneros, idades e nacionalidades.
No sábado, dia 18 de maio, o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado (Mossoró/RN) será palco para mais uma edição da Champions League de Jiu-jítsu, a partir das 16h. O evento reunirá 52 atletas, kids, juvenis, campeões estaduais, nacionais, competidores mossoroenses e também do estado do Ceará.
Histórico da Champions League de Jiu-jítsu no Rio Grande do Norte
A primeira edição do evento aconteceu no Cine Teatro Municipal de Parnamirim, já a segunda foi promovida remotamente, sem público e apenas com os atletas, em razão da pandemia da Covid-19. O terceiro ano da competição foi realizado no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, também em Parnamirim. A quarta edição, no Teatro Riachuelo, em Natal, e a quinta e atual, acontecerá, como já mencionado, no Teatro Dix-Huit Rosado, em Mossoró.
Conheça alguns atletas confirmados
Atletas confirmados na 5ª edição da Champions League de Jiu-jítsu. Foto: divulgação.
Larissa Soares: mossoroense, 24 anos, é praticante de artes marciais desde os 17. É faixa rocha de Jiu-jítsu e, desde a faixa branca, é competidora. Sua história é marcada por uma pausa obrigatória quando enfrentou problemas de saúde e assim que se recuperou, voltou com muita força para o esporte. Seu primeiro salário foi revertido em uma mensalidade na academia, comprou um kimono usado e não parou mais.
“Participar da Champions League é uma oportunidade incrível, é um dos maiores eventos de lutas casadas aqui do nosso Rio Grande do Norte. A preparação física está a mil. Tenho feito muitos treinos, tirado minhas dúvidas. Não tenho psicólogo esportivo, mas, diariamente, converso com meu mestre, que nos encoraja. O que estamos buscando é uma performance melhor do que todas as outras lutas e a vitória vai ser consequência do nosso trabalho”, revela.
Samuel Souza: guararemense, 25 anos, faixa preta. Começou a praticar o esporte em 2001, quando foi incentivado por seu mestre. Para ele, o Jiu-jítsu é um estilo de vida que o ajuda a ser uma pessoa melhor.
“Minha preparação está sendo muito desafiadora. Ainda tenho que perder alguns quilos para atingir o peso ideal da minha categoria. Tenho me preparado mentalmente devido à dieta, que é intensa. É um evento muito importante e, por ser num Teatro, ter vários espectadores, a responsabilidade é maior. Quero dar o meu melhor”, afirma.
Katiane Rodrigues: natural de Fortaleza/CE, 24 anos e faixa rocha. Iniciou na prática da arte marcial aos 14 anos. Seis anos depois, por questões pessoais, precisou fazer uma pausa. Aos 22 anos, engravidou e, após três meses da sua primeira gestação, retornou aos treinos, com a expectativa sempre de levar o filho ao pódio, com ela.
“Minha rotina de treino está em dia, estou com a mente muito centrada. Será minha primeira competição em um Teatro, creio que seja parecido com um ginásio”, comenta.
Matthew Vasconcelos: mossoroense, 20 anos, faixa azul. Está no esporte desde 2011. Foi inserido na modalidade por meio de um projeto social de bairro.
“Depois que esse desafio foi anunciado, mudei meu treino especificamente para a competição. E pelo fato de ser em um Teatro, deixa a luta mais tensa, porém, as expectativas são as melhores, por ser um evento na minha cidade natal”, declara.
Expectativas da organização para o evento
O organizador Eliel Alves, em entrevista ao Portal TCM Notícia, contou sobre os preparativos para a competição e da curiosidade em produzir a atividade esportiva em um espaço teatral. “As expectativas são as melhores! O Jiu-jítsu é uma arte milenar, um verdadeiro espetáculo, por isso a ideia de fazer em um Teatro, por ser um ambiente mágico e o público vai poder conhecer o real significado do esporte”, disse.
Acesse o Instagram @championsleaguedejiujitsu, para obter outras informações sobre a 5ª edição da Champions League de Jiu-jítsu.
Você precisa fazer login para comentar.