Atualização
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva emitiu comunicado nesta quarta-feira (1°) pedindo desconsideração ao ofício 306/2024 e mantendo decisão do ofício 265/2024 do dia 19 de abril, que nega efeito suspensivo à homologação do resultado do Campeonato Potiguar 2024.
O STJD explicou que houve um equívoco no protocolo do processo, o que gerou dois processos distintos. Assim, fica mantida a primeira decisão proferida.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou o pedido de efeito suspensivo do Baraúnas e recomendou que a Federação Norte-riograndense de Futebol não homologue o América de Natal como campeão estadual.
Esse efeito suspensivo foi dado através de liminar, a partir solicitação do Baraúnas, que se defende na justiça desportiva da punição de seis pontos pela suposta escalação irregular do volante Ramon, que provocou a eliminação precoce do clube mossoroense no Campeonato Estadual.
O STJD entendeu que existe “a possibilidade de reversão judicial” e que “neste momento processual é impossível aferir todas as provas produzidas nestes autos”.
De acordo com nota enviada, o Baraúnas irá apresentar as provas da inocência do “Caso Ramon” e espera recuperar os seis pontos. Desta forma, podendo garantir o direito de jogar a semifinal do Campeonato Estadual contra o Santa Cruz.
Próximos passos da situação
O Baraúnas aguarda o julgamento do “Caso Ramon” no STJD, que vai definir se o clube seguirá penalizado ou se vai recuperar os seis pontos. Em caso vitória em alguma das instâncias, o Campeonato Estadual 2024 terá que ser refeito a partir das semifinais, onde o Leão do Oeste enfrentaria o Santa Cruz de Natal. Com a perda dos seis pontos durante a competição, o ABC foi o adversário do Santa na semifinal do segundo turno.
Atualmente, o Baraúnas não tem elenco disponível e nem comissão técnica, mas o clube poderá agir para montar um time de urgência para finalizar um possível campeonato. Em 2023, Alecrim e Globo disputaram a permanência na primeira divisão meses depois do fim da competição.
Você precisa fazer login para comentar.