A abertura da XXV edição dos Jogos Escolares de Mossoró (JEMs) marcou um momento significativo para centenas de estudantes da cidade nesta terça-feira (14). Realizada no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini, a cerimônia contou com a participação de cerca de dois mil alunos da Rede Municipal, Estadual, Privada e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
O evento é uma oportunidade para os estudantes desenvolverem habilidades e valores essenciais, como o espírito de cooperação, liderança e respeito mútuo. Além disso, os Jogos Escolares promovem a socialização entre os alunos, incentivando novas amizades e o trabalho em equipe.
“É um momento importante em que acontece a mobilização no âmbito de todas as escolas da rede municipal. Um trabalho profícuo que vem sendo desenvolvido e ampliado a cada ano que passa pelos nossos colegas, professores de educação física. A partir do esporte, a gente tem a oportunidade de trabalhar várias dimensões do fazer pedagógico, desenvolvendo, por exemplo, o espírito de cooperação, o espírito de liderança, o espírito de respeito entre as pessoas, além, evidentemente, do congraçamento. Uma oportunidade que os estudantes da rede municipal têm de socialização entre todos eles. Portanto, um evento extremamente importante e só cresce a cada ano”, explicou Marcos Oliveira, Secretário Municipal de Educação.
Durante a solenidade de abertura, houve apresentações culturais envolvendo estudantes de escolas públicas e privadas, destacando a diversidade e talento dos participantes. A competição, que se estende até o dia 29, inclui dez modalidades esportivas, como Atletismo, Basquete, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol Indoor, Voleibol de Duplas, Karatê, Xadrez e Badminton, divididas nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil.
Para os alunos, os Jogos Escolares representam mais do que uma simples competição esportiva. É uma oportunidade de crescimento pessoal, de fazer novas amizades e de sonhar em se tornar um atleta profissional no futuro. A preparação para os jogos é intensa, e os estudantes estão determinados a dar o seu melhor em busca da vitória.
Wander Felipe, de 14 anos, é aluno do 9° ano da Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, e evidenciou a importância em participar da competição. “A importância dos Jogos Escolares é muito grande para os meninos que querem crescer dentro da modalidade. São estudantes que gostam do esporte e um dia têm um sonho de se tornar profissional e ganhar dinheiro com isso. A preparação do nosso time está boa, a gente vem forte para ganhar os JEMs”, disse.
A iniciativa recebe apoio integral da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, que se empenha na logística do evento e na recepção dos jogos no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini. Para a secretária Larissa Maciel, o esporte e a educação são ferramentas fundamentais de transformação social, e os Jogos Escolares são uma maneira de reforçar a participação dos jovens na prática esportiva e na construção de uma sociedade mais ativa e inclusiva.
“A preparação está sendo muito bem aplicada. Acho que os jogos são muito importantes para fazer novas amizades. É um esporte coletivo para todo mundo fazer muitos amigos. Uma oportunidade com muita competitividade, muita gente quer ganhar também. Eu acho que o esporte agrega muito”, acrescentou Luiz Guilherme, 14 anos, aluno 9° ano da Escola Municipal Professor Antônio Fagundes.
Você precisa fazer login para comentar.