Desenvolvido pela Associação Atlética Santa Delmira (SADE) em Mossoró, o projeto Cestinhas encerra o ano de 2024 com a conquista de uma importante aprovação: a inclusão na Lei Federal de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06). Com isso, a associação está autorizada a captar recursos provenientes de renúncia fiscal, tanto de empresas quanto de pessoas físicas, para ampliar as atividades do projeto em novos bairros de Mossoró e em outras cidades da região.
O Cestinhas é um programa social voltado para crianças e adolescentes, com o objetivo de incentivá-los à prática do basquete como uma ferramenta de socialização, educação, saúde e lazer. O projeto, que conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), da Trevo Embalagens e do Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte “RN + Esporte e Lazer”, beneficiou cerca de 150 jovens em 2024. Para o ano de 2025, a expectativa é de ampliar esse número e expandir a atuação do projeto para outro bairro de Mossoró.
A Lei Federal de Incentivo ao Esporte possibilita que recursos do imposto de renda sejam direcionados para o financiamento de projetos esportivos e paradesportivos em todo o país. Através de doações e patrocínios, a LIE permite que iniciativas como o Cestinhas atendam um público diversificado, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos.
Lucas Negreiros, presidente da SADE, destacou a importância da aprovação na Lei Federal de Incentivo ao Esporte: “Desde o início do Cestinhas, temos trabalhado para profissionalizar o projeto, com o objetivo de ampliar seu alcance. A aprovação na lei estadual garantiu a continuidade do projeto, e agora, com a aprovação na lei federal, podemos expandir o Cestinhas para outros bairros de Mossoró e até para outras cidades da região. Para isso, contamos com o apoio de empresas e pessoas físicas que possam destinar parte do seu imposto de renda para o projeto”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.