O Potiguar disputa o Brasileirão Série D pela segunda temporada seguida. A estreia acontece neste sábado (27), contra o Atlético Cearense, às 16h, na cidade de Horizonte/CE. Após o quarto lugar no Campeonato Estadual, o Alvirrubro Mossoroense aposta todas as suas fichas na disputa nacional. Mesmo com pontos positivos no elenco, o time precisará enfrentar adversidades externas para alcançar os objetivos.
A vaga para a Série D 2024 foi garantida com o terceiro lugar no Estadual do ano passado. Nesta temporada, o clube não conseguiu calendário nacional para 2025. Por isso, o Time Príncipe entende que uma boa campanha agora será fundamental. No Grupo A3, o Potiguar terá como adversários: América, Santa Cruz de Natal, Iguatu, Maracanã, Atlético/CE, Treze e Sousa.
Regulamento
O campeonato manteve o mesmo formato das edições anteriores. São 64 equipes divididas em oito grupos, com jogos de ida e volta dentro da chave, totalizando 14 partidas. Os quatro melhores de cada chave avançam para a fase eliminatória. Os quatro semifinalistas conseguem o acesso para a Série C 2025.
Análise do Alvirrubro
Após um primeiro turno ruim no Estadual, o Potiguar se recuperou na segunda metade da competição e chegou até a semifinal do segundo turno, mas acabou perdendo para o América, em Assú. Com isso, o Santa Cruz de Natal ficou com a segunda melhor campanha e “tomou” do clube mossoroense as vagas na pré-Copa do Nordeste, Copa do Brasil e na próxima Série D. O elenco passou por uma pequena reformulação, com chegadas e saídas.
Deixaram o time: Henrique Nunes (atacante), André Gomes (lateral-esquerdo), Kauã (atacante), Ismael (goleiro), Jader (lateral-direito), Dutra (volante), Gustavo (volante), Jefferson (atacante) e Palominha (atacante)
Chegaram para reforçar: Matheus Matias (atacante), Jeovane Ceará (lateral-direito), Izaldo (lateral-esquerdo) e Jeferson (volante)
Dois jogadores foram contratados pelo clube, mas saíram poucos dias depois. O zagueiro Geovane e o atacante Vitinho. Ambos chegaram por empréstimo do Serra Branca/PB. Eles participaram do amistoso contra a Seleção de Upanema, mas alegaram problemas pessoais e deixara o time.
Escalação
O time base do Estadual deve ser mantido. Na lateral-esquerda, Izaldo pode assumir a titularidade após a saída de André Gomes. Na zaga, Anderson Junior se recupera de uma lesão e Geovani Silva deverá ser utilizado na posição. Wilson está se recuperando de uma virose e virou desfalque para a primeira partida. Com isso, Pedrinho vira opção. Robson Melo também pode modificar o esquema tático e acrescentar mais um meio-campista para reforçar o setor nesta vaga de Wilson.
Pontos fortes
Além da permanência de Robson Melo, que vem dando sequência ao trabalho realizado desde o ano passado, o time também manteve a base do grupo considerado titular. A equipe fez um bom segundo turno durante o Estadual, com três vitórias e um empate na fase de grupos. Individualmente, jogadores como Diego Almeida, Walber, Giovanni, Wilson e Talisson podem desequilibrar partidas e ajudar em vitórias na Série D. Coletivamente o elenco também pode crescer taticamente ao longo da temporada.
Problemas para superar
A ausência do Nogueirão é a principal dificuldade do Potiguar neste momento. Quando joga fora de casa, na condição de visitante, todas as despesas são pagas pela CBF. Porém, será jogando como mandante que o Alvirrubro vai gastar mais. As sete viagens para Assú – a princípio, somado ao custo operacional da partida e do baixo número de torcedores, vão pesar no bolso do clube, que já enfrentou dificuldades nos primeiros meses do ano, com folhas salariais atrasadas e resolvidas parcialmente.
O que esperar do Potiguar?
Os especialistas do futebol nordestino, que acompanharam os regionais nos primeiros quatro meses do ano, apontam Treze, Sousa e América/RN como os favoritos do grupo. Além disso, o Santa Cruz de Natal e o Iguatu também são vistos como apostas para avançar de fase. Porém, o Potiguar pode entrar nesse cenário e surpreender o favoritismo dos concorrentes. Para isso, é preciso fazer valer o fator “Assú” e buscar somar o maior número de pontos possíveis fora de casa. Ao longo das 14 rodadas também será fundamental ganhar confrontos diretos. Em 2023, o Time Príncipe perdeu apenas três jogos, todos fora de casa. Como mandante, no Estádio Nogueirão, pela Série D, ano passado, foram seis vitórias e dois empates.
Calendário
Atlético/CE x Potiguar – 27/04
Potiguar x Maracanã – 05/05
Sousa x Potiguar – 12/05
América x Potiguar – 19/05
Potiguar x Santa Cruz/RN – 26/05
Iguatu x Potiguar – 01/06
Potiguar x Treze – 09/06
Treze x Potiguar – 11/06
Potiguar x Iguatu – 14/06
Santa Cruz/RN x Potiguar – 21/06
Potiguar x América – 28/06
Potiguar x Sousa – 05/07
Maracanã x Potiguar – 12/07
Potiguar x Atlético/CE – 19/07
Você precisa fazer login para comentar.