Por Junior Ribeiro.
Um dos impasses do Campeonato Estadual 2023 ganhou um novo capítulo nesta quinta-feira (10). O STJD aceitou o recurso do Potyguar de Currais Novos, apenado anteriormente pelo TJD/RN com a perda de 30 pontos na primeira fase. Desta maneira, o time seridoense se mantém na primeira divisão.
O Potyguar/CN venceu por três votos a dois e não cabe novo recurso. A punição anterior, em instância estadual, era referente a utilização de jogadores amadores com idade acima do permitido pelo Leão Seridoense. Com a perda de pontos, o time ficou na última colocação do Grupo A, credenciando a equipe a disputar o playoff de rebaixamento contra o Globo, pior colocado do Grupo B.
Com a decisão do STJD, o Potyguar não perde os pontos e a última posição fica com o Alecrim. A partir disso, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol poderá marcar os jogos entre Alecrim e Globo para definir o rebaixado para a segunda divisão Estadual.
Relembre o caso
O Potyguar foi denunciado pelo Alecrim pela quantidade de jogadores amadores utilizados em jogos do Estadual. Posteriormente, o Alecrim entrou com uma nova denúncia sobre a idade desses jogadores amadores do time seridoense.
Por unanimidade de votos, no final de março, o pleno do TJD/RN negou o recurso apresentado pelo Potyguar que recorreu da perda de pontos e multa financeira aplicada em julgamento sobre utilização de atletas amadores além do limite de idade.
O regulamento do Estadual determina que o último colocado de cada grupo dispute um confronto pela permanência na primeira divisão, com o perdedor descendo para a segunda divisão. Pelo grupo B, o Globo ficou em último.