Conquistar uma vaga em um curso de nível superior é o sonho de muitos estudantes pelo país. O Sisu – Sistema de Seleção Unificada, amenizou a ansiedade de alguns com a divulgação da lista dos aprovados nas universidades públicas nesta terça-feira (28).
Entre os aprovados, Nycolas Marques, de 18 anos, ficou em quarto lugar no curso de Direito na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A realização de infância, “desde pequeno eu me interessei pelo curso, principalmente pela área de Humanas. Ao decorrer que fui crescendo, tive a certeza que desejaria esse curso, até que virou um sonho e consegui”.
Nycolas é natural da cidade de Mossoró e concluiu o ensino médio em 2022. Ele é filho de uma auxiliar de serviços gerais e um caseiro de condomínio, que o ensinaram o poder da educação. “Meus pais foram os responsáveis por eu ter conseguido entrar na faculdade, desde pequeno eles, sendo assalariados, pagaram escola particular para mim e me deram mais motivação para continuar na caminhada acadêmica”.
O estudante relatou que perdeu o pai aos 15 anos, mas a força transmitida por ele permanece viva até hoje, “o meu pai foi bastante presente na minha vida até seu último dia. Infelizmente perdi ele 2 dias antes de completar meus 15 anos”.
“Espero que o curso de Direito me abra novos horizontes, que eu consiga assimilar novas ideias e novos ciclos. Estou com muita expectativa no curso, e espero que dê tudo certo. Também espero que eu consiga compreender todos os meus Direitos e Deveres como cidadão, além de conseguir atuar em diversas áreas”, afirmou.
Eduarda Dantas foi aprovada em primeiro lugar no curso de Ciências Econômicas, também na UERN. Segundo ela, mantendo o legado do pais uerninanos, “meus pais estudaram na Uern, então é muito bom poder continuar esse legado, mesmo que em áreas diferentes. Até na parcial eu já estava ansiosa, mas segura porque minha nota tinha sido boa e eu acompanhava todo dia. Quando o resultado saiu, eu super eufórica, liguei pro meu namorado, acordei meus pais e fui contar. Além de conseguir passar numa universidade pública de prestígio como a UERN, ainda foi em primeiro lugar”, afirmou a estudante.
“Como quero ser diplomata é imprescindível que eu saiba economia e minha professora disse o quanto o curso é bom e valeria super à pena eu ingressar nele. Espero que o curso me ajude a construir uma base sólida para que eu possa atuar na profissão dos meus sonhos”, afirmou Eduarda
Em Mossoró, as duas universidades públicas, a Uern e a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), receberam respectivamente 18.244 e 13.915 inscrições nos cursos de graduação.
Pelo estado, vários estudantes compartilharam suas conquistas pelas redes sociais, como o entregador de lanches Rony Robson, da cidade de Parelhas, na região do Seridó, aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Após quatro tentativas, o jovem estudante conquistou uma vaga no sonhado curso de medicina, de acordo com o portal G1.
“O importante é não desistir, sempre continuar tentando independentemente do que as outras pessoas digam”.
Você precisa fazer login para comentar.