O Seridó Potiguar está em festa! O açude Gargalheiras, localizado no município de Acari/RN, iniciou a sangria depois de 13 anos. Na noite de quarta-feira (3), a população da cidade registrou as águas caindo no sangradouro do 4° maior reservatório do Rio Grande do Norte.
Sendo cenário de filme, como o longa Bacurau (2019), a última vez que teve o transbordamento das águas foi em 2011. Moradores da região dizem que o fenômeno é conhecido como “véu da noite” por conta da extensa faixa de água que desce pela parede do sangradouro que tem cerca de 20 metros de comprimento, formando uma caixa branca contínua.
No relatório divulgado pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), no dia 15 de fevereiro, o açude Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, acumulava 630 mil m³, equivalentes a 1,42% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. No dia 12 de fevereiro, o reservatório estava com 640 mil m³, correspondentes a 1,44% da sua capacidade total. Em quase 40 dias, o açude saiu de um estado baixo no volume de águas para o processo de sangria.
Para saber os volumes de outros reservatórios monitorados pelo Igarn, acesse o link.