A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou nesta quarta-feira (13) a aplicação da vacina CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos de idade. A decisão foi unânime, todos os diretores a agência votaram a favor da ampliação do uso emergencial do imunizante para a nova faixa etária. Em sua aprovação, a Anvisa não impôs restrição de aplicação para crianças de 3 a 5 anos imunossuprimidas.
Para a avaliação desta nova indicação para o imunizante contra Covid-19, a Agência analisou e buscou todos os dados disponíveis sobre a vacina e seu uso em crianças. As crianças de 3 a 5 anos receberão a mesma dose que hoje já é aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos.
A análise contou com as informações submetidas pelo Instituto Butantan, com dados de pesquisas feitas no Chile, onde a vacina já é utilizada nesta faixa etária, resultados de pesquisas sobre vacinação contra Covid-19 no Brasil, pareceres das sociedades médicas convidadas, evidências de vida real e dados de literatura científica publicados.
De acordo com o Coordenador de Imunização de Mossoró, Etevaldo Lima, a vacinação dessas crianças ainda não teve início, pois é necessária a autorização por parte do Ministério da Saúde. Tão logo haja sinalização por parte do MS, a vacina começará a ser aplicada.
Assim como já acontece para os demais públicos, o imunizante será aplicado em duas doses com intervalo de 28 dias.