Um apagão de energia afetou três regiões brasileiras – Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A interrupção iniciou por volta das 08h20, na manhã desta terça-feira (15). Alguns serviços de internet e sinal de telefone foram afetados.
Na cidade de Mossoró, segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, semáforos ficaram desligados, e os serviços públicos foram afetados.
Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 12 estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Norte.
De acordo com a Cosern Neoenergia, trata-se de “ uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) que afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”.
Ainda segundo o Operador Nacional do Sistema a ocorrência interrompeu 16 mil MW no Norte e Nordeste, estados do Sudeste também foram afetados. “A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.”, destaca.
As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
A interrupção elétrica afetou também os sistemas de abastecimento de água no RN. A instabilidade interrompeu o abastecimento nas regiões do Seridó, Alto Oeste, Mossoró e capital. A Caern informa que adotou as medidas necessárias para religar todos os sistemas, assim que a energia for regularizada, e retomar o fornecimento de água, contudo, a parada pode ter uma repercussão de até 48h para completa normalização.
Veja estados que tiveram queda de energia:
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Pará
- Rio Grande do Norte
- Santa Catarina
- Rio de Janeiro
- Piauí
- Maranhão
- Pernambuco
- Minas Gerais
- Paraíba
- Distrito Federal