Com final da quadra invernosa na Região Oeste, que eventualmente se estende até o final do mês de junho, a atenção agora é para quantidade de água acumulada nos reservatórios, após o período chuvoso. De acordo com o monitoramento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), em todo estado, as reservas hídricas superficiais totais somam atualmente 54,41% da capacidade total. No mesmo monitoramento, a Barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do Estado, acumula 44,53% do volume.
O reservatório é fonte de abastecimento para várias cidades da região, e água que corre pelo leito do Rio Apodi-Mossoró é fundamental para o desenvolvimento da agricultura, pecuária e pesca para diversas famílias. A capacidade máxima de armazenamento da barragem é de 599.712.000,00 m³.
Além da Barragem Santa Cruz do Apodi, outros reservatórios apresentam volumes de água que serão importantes para os meses de estiagem. É o caso da Armando Ribeiro Gonsalves, maior do Estado, que acumula atualmente 64,47% da capacidade total.