Uma criança de 10 anos salvou a vida de uma bebê, com pouco mais de um ano, de um engasgo, no Sítio Cipó, zona rural de Apodi. Davi Leite aprendeu técnicas de salvamento em um curso do Bombeiros Civil Mirim.
O acidente aconteceu no dia 12 de maio, por volta do meio-dia, quando Marciana alimentava a filha, Bianca, de apenas 1 ano e 3 meses. A bebê se engasgou com arroz, no momento do desespero a mãe gritou por ajuda, mas não poderia imaginar que o socorro viria de uma criança de apenas 10 anos.
De acordo com Paula Leite, conselheira tutelar, mãe do menino de 10 anos, ele realizou uma técnica de desobstrução das vias respiratórias, que ele havia aprendido no Projeto Bombeiro Mirim. “A criança já estava vermelha, por falta de ar”, ressaltou.
“Como mãe de Davi, fico muito feliz e orgulhosa de saber que meu filho salvou uma vida”, comemora Paula Leite, a atitude heróica de Davi.
O TCM Notícia conversou com o bombeiro Wbiraci Cabral, que ressaltou a importância do projeto para formação social das crianças. “Nele as crianças aprendem além de prevenção a acidentes, primeiros socorros, ética, moral, civismo, o valor da educação e a família como base da sociedade e um trabalho voluntário”.
As inscrições para o projeto ocorrem quando a companhia do Corpo de Bombeiros consegue angariar recursos, após isso, “escolhemos uma comunidade dentro dos índices de vulnerabilidade social. Vamos até a comunidade e lá promovemos uma reunião com os pais, e aí ocorre as inscrições das crianças de 10 a 16 anos” ressalta Wbiraci Cabral.