Moradores de várias comunidades rurais de Apodi/RN estão com dificuldades de acesso à zona urbana do município. Com a chegada do período chuvoso, muitas estradas ficam alagadas ou esburacadas e em alguns pontos a falta de pontes prejudica a passagem das pessoas.
“Todos os anos, a gente passa pelo mesmo problema, porque já foi feito o pedido dos morados para a prefeitura, tanto para governo, por uma ponte que seja melhor. (…) Estudantes sofrem, moradores que trabalham na zona urbana também sofrem. É algo que não tem explicação”, disse a estudante Débora Duanna.
Nas redes sociais, os moradores têm compartilhado vídeos que mostram a situação das pontes e estradas. A própria Débora Duanna compartilhou um, feito por outro estudante, que mostra uma Van, que transportava os alunos, sem conseguir passar em uma ponte.
Já José Ferreira, mais conhecido como Zé Bolacha, morador do sítio Trapiá I relata que ficou ilhado após uma das chuvas recentes e pagou com o próprio dinheiro para fazer o conserto em uma das pontes.
“O conserto foi feito do meu recurso (…) na verdade foi uma máquina que eu chamei e ela cobrou por duas horas R$ 440,00 e eu paguei do meu bolso”, declarou o morador.
O jornalismo da Rádio 98 FM de Apodi, do grupo TCM, conversou com o secretário de obras do município, Alan Rodrigues. O Secretário disse que a construção de uma ponte na comunidade do Juazeiro está prevista para iniciar em maio deste anos. E, que a prefeitura fez uma parceria com moradores para concluir a ponte do rio de Mariinha, em que poder público entra com o material e a comunidade com a execução da obra.
Com colaboração de Derlandio Jackson.