A Parceria Brasil-China para mecanização de agricultura familiar começa neste mês no município de Apodi/RN. A iniciativa, fruto de um memorando de entendimentos firmado entre o Consórcio Nordeste, a Universidade Agrícola da China (CAU) e outros entes, como o Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IPAC – BAOBAB), visa potencializar a produção de alimentos saudáveis na Região Nordeste por meio da mecanização agrícola adaptada à realidade da agricultura familiar.
Coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), o secretário Alexandre Lima, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf/RN), se reuniu virtualmente na manhã dessa terça-feira (9) com gestores e gestoras das pastas de agricultura do Nordeste para tratar da parceria.
O início do programa está previsto para o período de 25 de janeiro a 2 de fevereiro com seminários, formações para uso das máquinas e lançamento do campo de testagem no município. “Estamos na expectativa de receber um lote com mais de 30 máquinas que serão testadas no Rio Grande do Norte e depois seguem para os estados da Paraíba, Ceará, Piauí e Maranhão”, disse Alexandre Lima.
Ainda segundo o secretário, a mecanização da agricultura familiar vai ajudar a fixar a família agricultora no campo, além de possibilitar a inserção de mulheres e jovens no trabalho laboral. Na ocasião, o gestor estava acompanhado do secretário de programas do Consórcio Nordeste, Pedro Lima, da chefe de gabinete Cláudia Sua e do coordenador do Departamento de ATER, ambos da Sedraf/RN.