Um crime de homicídio foi registrado em Apodi/RN na tarde de domingo (1). Luan Liberato Souza do Carmo, 26 anos, foi morto a tiros no balneário da lagoa do município. Esse foi o quarto homicídio em um período de menos de trinta dias. Tanto a Polícia Civil como a Polícia Militar acreditam que os crimes estão relacionados a brigas de facções.
Saiba mais sobre os crimes no final da matéria.
O TCM Noticia conversou com o delegado Paulo Nilo, responsável pelas investigações na cidade. O delegado diz que os homicídios não representam um aumento nos índices da cidade e que ao longo dos anos, o município tem registrado essas ondas com maior número desses crimes.
“Apodi sempre registrou essa onda de homicídios em curto espaço de tempo. A polícia faz uma ação repressiva, e para um tempo, depois volta de novo o ciclo. Isso aí é oriundo de briga de facção”, disse o delegado.
A nossa reportagem também conversou com o Major Costa e Silva, comandante da Polícia Militar de Apodi. O comandante também acredita que os crimes estão relacionados a brigas de facção.
“Os homicídios são decorrentes de brigas de facções criminosas. (…) A polícia tem trabalhado para tentar coibir. (…) Creio que nos próximos dias teremos alguns resultados que a gente tá trabalhando”, disse o Major.
Ainda de acordo com as investigações da polícia, em Apodi existem duas facções atuando.
“É aquele período que eles começam a brigar por disputa de território, disputa de local de venda de drogas(…). Eu mesmo quando cheguei em Apodi, nós tínhamos dez homicídios sem elucidação. Elucidamos todos dez. E de lá pra cá tem sido diferente não. (…) Se você observar o histórico de passado, de todas as vítimas, é um só. Pessoas envolvidas com facções criminosas, ex-presidiarios e que ainda estão na vida do crime”, finalizou Paulo Nilo.
Além dos homicídios, Apodi também tem registrado crimes relacionados a furtos e arrombamentos. Segundo Costa e Silva, só no mês de abril e primeiro de maio, a Polícia prendeu doze pessoas relacionadas a esse tipo crime.
Homicídios e datas
Jeferson Inácio de Alencar, 29 anos – crime registrado em 05/04/2022.
Elviro Lopes da Silva Júnior, 29 anos – crime ocorrido em 16/04/2022. Neste mesmo crime, uma criança de 11 anos ficou ferida.
Frank Aguiar de Oliveira, 21 anos – crime ocorrido em 28/04/2022.
Luan Liberato Souza do Carmo, 26 anos – crime registrado em 01/05/2022.