Uma das práticas criminosas que mais acontece, principalmente no período de fim de ano, é o repasse de cédulas falsas ao comércio. Em Apodi/RN a prática tem se mostrado recorrente.
A Polícia Militar vem alertando a população para não cair no golpe. O Major Costa Silva, da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, comenta que no início de dezembro, tem aumentado as ocorrências de repasse de cédulas falsas em Apodi.
“Muitas pessoas nos procurando. O pessoal do comércio fica atento aos sinais identificadores das séries. As questões das seguranças, os dispositivos de segurança da cédula, porque criminosos têm aproveitado esse maior movimento do comércio para esses repasses”, diz.
O Major orienta que ao identificar a cédula falsificada, é necessário procurar a Polícia Militar, que encaminhará o registro para a Polícia Civil. “Alguns suspeitos já estão em identificação, alguns já identificados e repassados para a investigação da Polícia Civil”, esclarece.
Costa e Silva frisa que ocorrências dessa natureza não podem ser deixadas de lado. “ Que se registre e que punam essas pessoas para que não venham mais a acontecer”, completa.
A Polícia Civil observou que geralmente o repasse de cédulas são feitas em compras, com notas de R$ 100 e R$ 50. Geralmente são feitas compras baixas e pagas com cédulas com valores altos.
“Se faz uma compra de dois reais e paga com a nota de 100. Começa ficar atento a isso porque essa é a principal característica da prática criminosa que está aumentando esses dias”, conclui o Major.