Realizada pela Neoenergia Cosern, a Operação Ordenamento retirou mais de 15 toneladas de cabos de internet e telefonia instalados em postes do Rio Grande do Norte no ano de 2024. Segundo a companhia energética, o material é originado de empresas piratas de provedores de internet, sem contrato de uso da rede de postes.
Entre os municípios que lideram a lista de quantidade de material retirado estão Assú com 4.417 kg, Mossoró com 1.709 kg e Pau dos Ferros com 1.535 kg, todos localizados na região Oeste do Estado. Logo na sequência, aparece a capital Natal, com 1.256 kg de cabos removidos.
A Cosern reforça que antes de lançar os cabos nos postes da distribuidora, as empresas precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.
O Grupo TCM, por exemplo, atua em conformidade com as normas legais e contribui com a higienização periódica dos postes.
“A TCM mantém uma equipe exclusiva, que atua praticamente de forma diária, para a higienização dos postes, ou seja, a retirada daqueles cabos que não estão mais sendo utilizados. Dessa forma, a empresa evita que a Cosern precise fazer esse serviço”, afirmou Lucílio Bezerra, diretor técnico do Grupo TCM.
Entre janeiro e dezembro de 2024 a Neoenergia Cosern realizou 52 ações de ordenamento de cabos de telecomunicações irregulares em 18 municípios de todas as regiões do estado. Nos próximos dias, novos municípios serão visitados pelas equipes técnicas para inspecionar possíveis situações de risco e proceder com o ordenamento.
A companhia também reforça que a população pode relatar possíveis irregularidades por meio do telefone 116.
Você precisa fazer login para comentar.