O São João de Assú 2023 movimento R$ 84 milhões na economia local, de acordo com dados da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). Segundo o estudo, houve aumento de 16,2% em relação ao ano de 2022.
O levantamento do Instituto Fecomércio (IFC) constatou que mais da metade (57,1%) das pessoas que aproveitaram da programação do São João de Assú não é residente do município. Os turistas que participaram do São João mais antigo do mundo viajaram de outras cidades do Rio Grande do Norte e de outros 16 estados.
Além disso, de acordo com a pesquisa, a maior parte das 407 mil pessoas que participaram do São João de Assú se informaram sobre o evento através das redes sociais (66,5%) e decidiram participar por causa da programação de atrações gratuitas (44,5%) – como festas e shows musicais, por exemplo.
O movimento de moradores e turistas teve uma influência positiva para pelo menos 68,5% dos empresários da região Oeste, principalmente de setores como hotelaria (100%) e vestuário (95,7%). Mais de 70% dos negócios locais não sentiram a necessidade de aumentar o quadro de funcionários, mas se prepararam para o evento investindo na variedade de itens oferecidos (49%) e na ampliação do estoque (46,5%). Para 78% dos negócios de Assú, o volume de vendas foi melhor ou igual ao de 2022.
Mais de 95% das pessoas que participaram do São João de Assú 2023 pretendem voltar para as edição do ano que vem.