Diversas autoridades políticas, religiosas e acadêmicas se pronunciaram sobre a morte de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ocorrida nesta segunda-feira (27), em Mossoró/RN.
Além da governadora Fátima Bezerra, dos prefeitos Allyson Bezerra e Marianna Almeida e de vereadores mossoroenses, personalidades da igreja católica lamentaram o falecimento. Em entrevista ao Jornalismo TCM, padre Flávio Augusto, pároco da Catedral de Santa Luzia, falou sobre a marca deixada por Padre Sátiro.
“Ele deixa a marca na educação, ele deixa a marca como cristão, como padre, como comunicador. Estamos perdendo aquele que certamente marcou as nossas vidas, aquele que viu todos os bispos da Diocese de Mossoró. É um momento pra nós muito difícil, sentimos muito, mas também é um momento de muita gratidão a Deus por ter feito com que vivêssemos esse tempo com ele”, disse o padre emocionado.
Diretor do Colégio Diocesano e da Faculdade Católica do RN, padre Charles Lamartine falou sobre o aprendizado partilhado por Sátiro Dantas durante o período de convivência.
“É um homem que marca muitas gerações de mossoroense e norte rio-grandenses. Um homem que, sem dúvida, tem um serviço prestado de forma longínqua na história da nossa cidade e do nosso povo, de um modo especial no serviço à educação. Eu me sinto muito feliz de ter podido nos meus 12 anos de padre, 11 de conviver ao seu lado. Aprendi de Padre Sátiro muitas coisas, mas talvez uma das maiores lições que ele deixa na vida é de que não fazemos nada sozinhos; fazemos porque temos boas pessoas e boas equipes do nosso lado”.
Autoridades acadêmicas também lamentaram a partida do sacerdote. Pelo instagram, a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, ressaltou a importância de Padre Sátiro na trajetória da instituição e a participação na estadualização da Uern.
“Perdemos hoje um grande ser humano que nos ensinou muito e vai continuar ensinando com seu exemplo, sua trajetória, energia, entusiasmo, coragem e conhecimento. Padre Sátiro nos ensinou que vale a pena acreditar na educação e lutar por ela. Base importante na história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e na luta para que ela fosse fortalecida. Padre Sátiro deixa para todos nós a lição do amor pela vida e por uma educação justa e igualitária para todas as pessoas”, escreveu Cicília.
Também pelas redes sociais, a reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Ludimilla Oliveira, lamentou a partida do líder religioso. “Meu amigo, Conselheiro, Confrade! Sátiro Dantas foi chamado aos céus. Cumpriu sua missão e nos deixa com saudades.
Saudades do seu entusiasmo e alegria. Saudades da vontade de fazer acontecer. Meu querido amigo, vou sentir sua falta, sua falta de cantar… I have dream… Descanse nos braços de Deus!”.