Depois de anos difíceis de pandemia de Covid, o mundo se assustou com o surgimento de outra ameaça global: o vírus Monkeypox. A Organização Mundial de Saúde já emitiu alertas, e recentemente os Estados Unidos decretou alerta motivado pela doença. Mas se compararmos a demora para o alastramento da doença, a nova ameaça não tem o mesmo poder de transmissão.
O primeiro caso de Covid no mundo foi registrado em novembro de 2019, e teve o primeiro registro no Brasil em 26 de fevereiro de 2020. Do primeiro caso no país para o primeiro caso em Mossoró demoraram 24 dias. A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) confirmou o primeiro caso aqui em Mossoró no dia 21 de março de 2020.
Veja datas importantes no gráfico abaixo:
O vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos teve uma disseminação bem mais lenta. O vírus foi descoberto em macacos em 1958, e teve seus primeiros casos em humanos na década de 1970. Mas na atual crise sanitária, o Brasil registrou seu primeiro caso no dia 09 de junho deste ano. E 48 dias depois o primeiro caso da doença foi confirmado em Mossoró – demorou o dobro do tempo de um caso para outro comparado com a Covid.
Veja a evolução da Monkeypox neste gráfico:
O primeiro caso confirmado da doença em Mossoró foi de um homem de 48 anos que teve viagem recente para o estado de São Paulo. Os quatro casos da doença no estado foram quadros considerados mais leves, e não precisaram de internação em unidade hospitalar.