O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM) divulgou os resultados de uma fiscalização realizada em outubro, que abrangeu Natal e mais 43 cidades do interior do estado.
Foram inspecionados 1.420 cronotacógrafos, 783 balanças, 549 bombas de combustíveis, 135 taxímetros, entre outros equipamentos. As irregularidades apresentadas foram registradas nas bombas de combustíveis, com 6,3% de reprovação nos ensaios realizados, seguidas pelas balanças, que apresentaram 4,9% de falhas. O IPEM esclarece que, após a fiscalização, os instrumentos com problemas são retirados de uso até passarem por reparos, e os estabelecimentos comerciais são autuados, podendo ser multados.
O IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedec/RN).
O órgão também recebe denúncias através da Ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@ipem.rn.gov.br ou pelo WhatsApp (84) 98147-9433.