Uma cabeça d’água pegou banhistas que estavam na Cachoeira do Pinga, em Portalegre/RN, na tarde deste domingo (15) de surpresa. Após uma chuva, a força da água aumentou, fazendo com que os visitantes saíssem da cachoeira.
De acordo com o relato dos banhistas ao TCM Notícia, a chuva começou por volta das 15h e aparentava não causar nenhum risco. Marina Menezes conta que ela e o grupo de amigos permaneceram na água, próximo às pedras, apesar da chuva.
“Começou uma chuva mas nada preocupante, não era uma chuva tão forte, por isso que a gente não saiu ou foi pra outro canto. A cachoeira começou a aumentar aos pouquinhos e do nada a tromba d’água. Foi um susto grande na hora”, relembra Marina.
Cabeça d’água, por vezes chamado de tromba d’água, é um fenômeno que ocorre quando chove em partes superiores do curso d’água. Isso causa o aumento repentino do nível de um rio corrente ou cheio. De acordo com Isaias Leite, condutor de turismo da cidade, a chuva de ontem registrou entre 10mm e 15mm, mas basta uma chuva de 5mm para acontecer o fenômeno.
“Acontece cada vez que chove, e ontem foi uma pequena chuva, entre 10mm a 15mm, mas basta uma de 5mm. Fica bastante forte [a água], ela está no seu volume normal e de repente aumenta o volume em questão de segundos”, conta Isaias ao TCM Notícia.
O volume subiu pouco tempo depois de Marina e os amigos saíram de perto da queda d’água da cachoeira. Apesar do susto e da dificuldade para sair da água por causa das pedras, ninguém se machucou.
O condutor de turismo explica que quando chove, independentemente do volume, a indicação é sair da água, pois o banho não é recomendado devido o risco de ser arrastado ou de deslizamento de pedras. A última vez que a Cachoeira do Pinga registrou uma cabeça d’água foi no dia 23 de dezembro de 2022, também após uma chuva.