Com colaboração de Derlandio Jackson
Thereza Candida de Jesus nasceu em 16 de junho de 1919. Naquela época, longe das mais recentes inovações da tecnologia, ninguém poderia imaginar que 103 anos depois, ela seria motivo de inspiração para milhões de pessoas. A responsável por fazer essa história chegar tão longe é Roseane Fernandes, 34 anos, professora e neta de Dona Thereza, que resolveu gravar vídeos da rotina das duas e compartilhar na internet.
Neta e avó moram na cidade de Caraúbas, Oeste do Rio Grande do Norte. Roseane tem 3 irmãos, todos criados por Dona Thereza. Hoje, casada, tem sua própria casa, trabalha em dois horários, mas quando não está trabalhando se dedica aos cuidados e mimos com a avó.
“Ela sempre foi uma mulher forte e guerreira, porém quando a idade foi chegando precisou bem mais da minha ajuda. (…) Ela não tem diabetes, nem é hipertensa, não tem problema de coração. É uma bonequinha que tenho muito orgulho”, explica Roseane.
Foi esse amor que motivou Roseane, ela conta que tudo começou com uma simples brincadeira, porém hoje, os vídeos atingiram outra dimensão, alguns deles com mais de um milhão de visualizações.
“Uma vez, brincando, comecei a gravar ela num ensaio de fotos para o book de 101 anos, ela dizendo que queria dançar com o menino do retrato. Daí em diante comecei a gravar vídeos dela comendo, eu perguntando a idade dela quando nasceu, até pra ficar refrescando sua memória pra não esquecer das coisas”, comentou.
O amor e a troca de carinho entre as duas inspira muitos internautas, mas há quem não concorda com a ideia e faz críticas a Roseane, ela diz que não leva em consideração e que quer aproveitar todos os momentos com a avó.
“Ela e todos os idosos merecem carinho, respeito e atenção. Devemos dar valor aos nossos idosos, enquanto vida. Eles estão ali para nos abraçar, e ficam muito felizes com isso. Com um simples bom dia muda o dia deles” completou.
Os vídeos de Roseane e Dona Thereza estão disponíveis em várias redes sociais, inspirando e despertando para importância do cuidado e do carinho com as pessoas idosas.
Você precisa fazer login para comentar.