Com informações da Sesap
Com dificuldades para enxergar à noite, a agricultora Alana Souza, de 25 anos, conta os dias para ter a visão desanuviada. Há meses, ela convive com ardência nos olhos e visão embaçada, dificuldade que piora à noite e interfere até na rotina de dirigir. “Espero resolver minha visão turva e voltar a dirigir mais tranquila”, disse.
Alana faz parte do grupo de 1,1 mil potiguares que serão atendidos com o início das atividades da Unidade Móvel de Oftalmologia do programa federal Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A carreta começou a operar nesta semana em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte, com foco em consultas, exames e cirurgias de catarata.
A unidade permanecerá no município por 45 dias e atenderá moradores de 21 cidades das regiões do Trairi e do Potengi, que integram a 5ª Região de Saúde.
A carreta funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h, com capacidade para realizar cerca de 150 atendimentos por dia. Além das cirurgias de catarata, estão previstos exames como mapeamento de retina e ultrassom ocular. Durante o atendimento, os pacientes também terão acesso a kits pós-operatórios, com colírios e óculos.
A governadora Fátima Bezerra participou da abertura e afirmou que a meta é eliminar a fila de cirurgias de catarata nos 21 municípios atendidos pela unidade móvel. “O objetivo é zerar a fila e trazer o atendimento que o nosso povo precisa”, declarou.
O diretor do programa Agora Tem Especialistas, Rodrigo Oliveira, explicou que a iniciativa busca reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no SUS, especialmente em regiões com demanda reprimida.
O Rio Grande do Norte foi contemplado com uma das cinco unidades móveis de oftalmologia existentes no país.
Já o superintendente do Ministério da Saúde no estado, Jalmir Simões, destacou que esta é a primeira unidade desse tipo em operação no RN e que o objetivo é aproximar o atendimento médico da população, reduzindo deslocamentos e filas. Segundo ele, os pacientes já estão cadastrados no sistema do SUS e aguardam regulação para a realização dos procedimentos.
Santa Cruz concentra estrutura regional de saúde
A prefeita de Santa Cruz, Aninha de Cleide, afirmou que o município vem se consolidando como polo de saúde na região e citou parcerias com instituições como a universidade e a Maternidade Ana Bezerra.
Ela destacou que, ao longo dos 45 dias, a carreta atenderá pacientes de Santa Cruz e de municípios como Japi, São Bento do Trairi, Jaçanã, Campo Redondo, Tangará, São José do Campestre, São Paulo do Potengi e Bom Jesus, além de outras cidades incluídas na cobertura regional.
O secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, informou que Santa Cruz teve aumento no volume de repasses do SUS, passando de R$16,1 milhões em 2022 para R$35,3 milhões em 2025, crescimento de 118,5%. Segundo ele, o município conta atualmente com 111 leitos SUS e nove Unidades Básicas de Saúde.
Motta também apresentou dados sobre a rede estadual. De acordo com ele, o número de leitos de UTI no Rio Grande do Norte passou de cerca de 170 em 2018 para mais de 300 leitos ativos atualmente. O volume anual de cirurgias eletivas também cresceu, saindo de 50 mil procedimentos em 2018 para aproximadamente 100 mil em 2025.
Agenda incluiu visita ao Hospital Universitário Ana Bezerra
Antes da solenidade de abertura da unidade móvel, a governadora visitou o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN), em Santa Cruz, que completou 74 anos. A unidade é gerida pela Ebserh e integra o ranking dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil.
Durante a visita, Fátima Bezerra citou o hospital como referência em parto humanizado e atendimento especializado a gestantes e recém-nascidos. Também afirmou que o governo pretende ampliar ações do programa federal em outras regiões do estado, incluindo o fortalecimento do Hospital Universitário de Caicó, no Seridó.
A ação em Santa Cruz é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), o Governo do Estado, por meio da Sesap, além dos municípios e do Conselho Estadual de Saúde.





















































